O que também impressiona é o domínio da equipe mineira no campeonato nacional, pois está sobrando em relação aos concorrentes

O que também impressiona é o domínio da equipe mineira no campeonato nacional, pois está sobrando em relação aos concorrentes

Dionizio Oliveira

DO UOL, em Belo Horizonte

Líder do Brasileirão com 42 pontos, o Cruzeiro já conquistou o título simbólico do primeiro turno por antecipação e novamente ampliou a vantagem na liderança, que agora é de oito pontos para o segundo colocado Internacional. Com ótimo aproveitamento e larga vantagem para os concorrentes, o time celeste pode encerrar o turno com uma campanha semelhante a algumas potências do futebol europeu.

Um exemplo disso é que o time estrelado, com um jogo a menos, já igualou os mesmos 42 pontos do Arsenal, que terminou o primeiro turno na liderança no último campeonato inglês. Se vencer o Fluminense, no próximo domingo, às 16h, no Maracanã, também terá campanha melhor do que o Paris Saint-Germain, que terminou a primeira metade do Francês com 44 pontos na temporada 2013-2014.

O aproveitamento atual da equipe de Marcelo Oliveira é de 77,8% e pode subir para até 78,9% se vencer o Fluminense. Assim, ultrapassaria o Atlético-MG de Ronaldinho Gaúcho, que teve 75,4% de rendimento no primeiro turno de 2012. A campanha pode ser considerada muito acima do normal para os padrões brasileiros, que geralmente apresenta uma disputa mais equilibrada.

O que também impressiona é o domínio da equipe mineira no campeonato nacional, pois está sobrando em relação aos concorrentes. Se conseguir manter a distância de oito pontos para o segundo colocado no próximo fim de semana, também terá a maior vantagem na história do Brasileirão ao fim do primeiro turno e similar aos clubes mais poderosos do mundo.

Na Itália, por exemplo, a Juventus dominou o campeonato praticamente de ponta a ponta e terminou o primeiro turno com a vantagem de oito pontos para a Roma, a mesma que o time celeste possui atualmente. O PSG tinha três pontos de vantagem para o Monaco, enquanto o Arsenal estava um ponto a frente do Manchester City. Barcelona e Atlético de Madrid terminaram empatados no Espanhol.

Entre as cinco principais ligas europeias, apenas o Bayer de Munique terminou o turno com uma distância maior a que o Cruzeiro possui atualmente para o segundo colocado. O time de Guardiola abriu 10 pontos de vantagem para o Bayer Leverkusen após 17 rodadas disputadas – na Alemanha o campeonato tem 18 clubes. Mas o Cruzeiro pode até mesmo igualar ou superar essa marca dependendo dos resultados da próxima rodada.

Foto: UOL

Últimas do seu time