Apostando na força do grupo, Marcelo Oliveira disse, depois da conquista do título estadual, que o Mineiro foi apenas o primeiro objetivo

Apostando na força do grupo, Marcelo Oliveira disse, depois da conquista do título estadual, que o Mineiro foi apenas o primeiro objetivo

Dionizio Oliveira

Do UOL, em Belo Horizonte

Depois de dois anos sem o título estadual, o Cruzeiro quebrou o jejum diante do Atlético-MG no último domingo e faturou o campeonato de forma invicta. O feito abre uma perspectiva interessante para a equipe de Marcelo Oliveira quebrar outro tabu que já dura dez anos. Desde a conquista da tríplice coroa, em 2003, o time celeste não consegue levantar mais de um troféu por temporada.

Na década de 1990 e início dos anos 2000 isso foi um feito comum para o clube celeste, que faturou dois títulos em 1996, Copa do Brasil e Mineiro, 1997, Libertadores e Mineiro, 2002, Sul-Minas e Supercampeonato Mineiro, e 2003, que foi o ano mais vitorioso da história do clube, quando conquistou o Estadual, a Copa do Brasil e o Brasileirão.

Uma semelhança positiva para o time de Marcelo Oliveira é que assim como naquela época o Cruzeiro atual também foi campeão mineiro invicto e com uma campanha semelhante. O time de Alex fez 12 jogos, venceu 10 e empatou dois, um aproveitamento de 88,8%. Já a equipe atual fez 15 partidas, triunfou em 11 e ficou no empate em outras quatro, com aproveitamento de 82,8%.

Com mais três títulos em disputa pelo resto da temporada, o time atual tem chances até mesmo de superar aquele ano em termos de conquistas caso vença a Libertadores, a Copa do Brasil e o Brasileirão. Algo pouco provável, mas que serve de estímulo para os jogadores e existe a confiança na força do elenco para chegar longe em todas as competições.

"Desde o ano passado, com elenco do Cruzeiro, temos condições totais de buscar mais de um título. Temos condições de brigar pelo título em todos os campeonatos que disputar. Este ano já foi diferente, desde o primeiro já conquistamos. Agora serve de motivação para quebrar tabu de mais de um título no ano, agora a gente tem Libertadores, Brasileiro e a gente vai muito forte", destacou o jovem Lucas Silva.

O volante disse que o técnico Marcelo Oliveira ainda não conversou sobre priorizar a Libertadores em detrimento do Brasileirão, mas a intenção da diretoria é de não abrir mão do Nacional como costuma fazer as equipes que jogam o torneio continental. No próximo domingo, o Cruzeiro estreia contra o Bahia depois do jogo contra o Cerro Porteño, pela Libertadores, e deverá ter uma equipe forte em campo.

"Não existe nenhuma conversa sobre prioridade de nenhum campeonato. Um lado positivo do Cruzeiro está disputando várias competições, é porque tem um elenco que dá sustentabilidade em qualquer campeonato. Ainda não sei o pensamento do Marcelo, se irá priorizar ou não, mas acredito que o Cruzeiro vai forte em busca de todos os campeonatos", afirmou o volante cruzeirense.

Prova da força do plantel é que na final contra o Atlético-MG Marcelo Oliveira tinha vários jogadores que tiveram participação importante na conquista do último Brasileirão no banco de reservas. Os laterais Mayke e Egidio, o zagueiro Leo, o volante Nilton e os atacantes Willian e Borges.

Apostando na força do grupo, Marcelo Oliveira disse, depois da conquista do título estadual, que o Mineiro foi apenas o primeiro objetivo da temporada e projeta o time ainda mais forte e confiante para as próximas competições, já mirando o duelo contra o Cerro Porteño para alcançar a principal meta que é o título da Libertadores.

"Acho que trabalhar no cruzeiro tem que pensar assim, tem que pensar grande, ter objetivos importantes. É o que passo para os jogadores. Era importante ganhar o Mineiro até para fortalecer, temos uma perspectiva boa para a sequência das competições", ressaltou o comandante cruzeirense.

Os jogadores já encarnaram o espírito competitivo. O experiente meia-atacante Júlio Baptista, que foi reserva no ano passado e só agora assumiu a condição de titular, disse que a equipe está com sede de conquistas e projeta o time embalado para enfrentar os paraguaios. "A gente já está no ritmo, o ritmo é esse daqui, todo mundo unido em busca de títulos", destacou.

Foto: UOL

Últimas do seu time