Valdivia pode trocar o Internacional pelo Cruzeiro para atuar nesta temporada

Valdivia pode trocar o Internacional pelo Cruzeiro para atuar nesta temporada

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte*

O Cruzeiro entrou em contato com o Internacional para contratar o meia-atacante Valdívia, de 22 anos. Sem espaço no Colorado, o jogador tem interesse na transferência, que tende a caminhar nos próximos dias.

A concorrência no ataque do Inter é muito forte. Atualmente, D´Alessandro e Marcelo Cirino abastecem Nico López, último homem da linha de frente do time, que ainda terá William Pottker como opção. Na reserva, Carlos, Brenner, Roberson, Gustavo Ferrareis, Eduardo Sasha e Valdívia brigam por uma chance de atuar. Mesmo com a sequência de jogos e competições, as chances não tendem a ser tão comuns.

De olho na oportunidade de mercado, o Cruzeiro fez uma proposta ao clube gaúcho pelo empréstimo dele até o fim do ano, com cláusula de compra ao fim do período.

Publicamente, o Cruzeiro evita comentar negociações que ainda não se concretizaram. Nos bastidores da Toca da Raposa II, contudo, há quem garanta que o meia-atacante está na mira do clube. Valdivia é um jogador que interessa à diretoria, sobretudo pelo futebol que apresentou antes da queda do Internacional, ocorrida em 2016.

Com pouco dinheiro em caixa, os mineiros optam por buscar negociações que exijam pouco investimento, como aconteceu no acordo por Rafael Marques, que defendia as cores do Palmeiras. No caso do atleta de 22 anos, a cúpula entende que pode economizar ao buscá-lo por empréstimo.

O Cruzeiro trata a possível contratação de Valdivia com cautela por se tratar de um atleta que sempre esteve na mira de outros grandes clubes. Recentemente, o Corinthians demonstrou interesse no jogador, mas a negociação não se concretizou e acabou gerando discussão entre as direções dos dois clubes publicamente. Valdívia, contudo, jamais disse que não tinha a intenção de se transferir. Pessoas próximas ao jogador garantem que ele via com bons olhos a transferência na ocasião, como vê agora.

A direção do Inter adota tom semelhante. Publicamente, não se manifesta sobre a possível saída, mas nos bastidores vê com bons olhos a perspectiva de liberação de Valdívia. Sob a ótica colorada, o jogador poderia atuar com frequência, recuperar seu melhor futebol e o destaque que teve em outros tempos. Quem sabe, atrair interesse de clubes do exterior ou mesmo ser comprado por cifras interessantes.

A reportagem do UOL Esporte apurou que as conversas tendem a evoluir até o fim da próxima semana.

Contratado pelo Inter em 2012 para categorias de base, Valdívia subiu ao principal em 2013 e ganhou destaque maior em 2015, quando marcou gols e se tornou titular do time que foi até as semifinais da Libertadores. No fim do ano, porém, sofreu uma grave lesão com a seleção olímpica do Brasil e esteve em recuperação durante quase todo 2016. Perdeu a chance de ser campeão olímpico com o time nacional e quando retornou, ainda sem a melhor condição, não conseguiu ser protagonista na campanha do Inter que acabou com rebaixamento à Série B. Curiosamente, contra o Cruzeiro marcou um dos gols mais bonitos do ano passado do Inter. Nesta temporada ele disputou 20 jogos e marcou apenas dois gols. Seu vínculo com o Colorado vai até o fim de junho de 2019.

*Colaborou Marinho Saldanha, do UOL, em Porto Alegre

Foto: Ricardo Duarte/Internacional

Últimas do seu time