O melhor desempenho no primeiro turno pertence ao Atlético-MG de Ronaldinho Gaúcho em 2012, com 43 pontos conquistados

O melhor desempenho no primeiro turno pertence ao Atlético-MG de Ronaldinho Gaúcho em 2012, com 43 pontos conquistados

Os quatro gols do Cruzeiro na vitória de sábado sobre a Chapecoense saíram em jogadas de bola aérea, sendo três com conclusão de cabeça. A impressão mais recente do time de Marcelo Oliveira é também a mais precisa sobre a equipe que está próxima de se gabar do melhor desempenho da história do 1º turno, com o Campeonato Brasileiro disputado nos moldes atuais.

O modelo com pontos corridos e 20 participantes vigora na Série A desde 2006. Desde então, o melhor desempenho no primeiro turno pertence ao Atlético-MG de Ronaldinho Gaúcho em 2012, com 43 pontos conquistados (75,4% de aproveitamento).

Atualmente com 42 pontos somados em 18 rodadas (77,8% de aproveitamento), o líder Cruzeiro pode superar a marca do rival da cidade se vencer o Fluminense no final de semana.

Hoje, no desfecho do turno, a efetividade no aproveitamento oferece uma vantagem confortável aos mineiros. Atualmente são oito pontos de frente em relação ao Inter, segundo colocado.

Se carregar a produção de pontos em casa para o segundo turno, o Cruzeiro dificilmente perderá a taça. Na primeira metade foram nove partidas em casa e em apenas uma o time de Marcelo Oliveira desperdiçou pontos - no empate com o São Paulo.

No entanto, o "tropeço" diante dos paulistas aconteceu em um mando de campo em Uberlândia. Por sua vez, o Cruzeiro só ganhou no Mineirão. Com a vitória de sábado sobre a Chapecoense, o time atingiu a marca de 21 jogos sem perder no estádio.

QUASE 60% DOS GOLS VIERAM DO ALTO

O jogo eficiente em bolas pelo alto ajuda a explicar o sucesso do atual campeão na primeira metade do campeonato. O Cruzeiro tem o melhor ataque do Brasileiro, com 38 gols marcados, com 22 deles nascendo em lances aéreos – 57,89% do total.

Deste número cruzeirense na Série A, 16 foram de cabeça, mesmo número total de gols de Grêmio e Flamengo, por exemplo, contando jogadas com pé, bola parada, etc. Já o Palmeiras anotou 14 no total, até aqui.

Além dos gols diretos de cabeça, a ofensiva pelo alto dos mineiros já provocou pênaltis e até gols contra, como na partida contra o Vitória.

A ofensiva aérea cruzeirense é liderada pelo aproveitamento de Ricardo Goulart e Marcelo Moreno, os dois jogadores que dividem a artilharia do Brasileiro, com 9 gols, cada um. Mas Nilton, Dagoberto, Leo e Dedé foram outros nomes que já anotaram de cabeça até o momento.

Confiando no jogo pelo alto, o Cruzeiro encerra o primeiro turno do Brasileiro no domingo, quando visita o 5º colocado Fluminense no Maracanã.

FOTO: UOL

Últimas do seu time