Para deixar tudo ainda mais equilibrado, as sequências dos dois líderes são relativamente fáceis se comparadas às de outros momentos do torneio

Para deixar tudo ainda mais equilibrado, as sequências dos dois líderes são relativamente fáceis se comparadas às de outros momentos do torneio

Guilherme Palenzuela

Do UOL, em São Paulo

O confronto pela ponta do Brasileirão nas próximas rodadas e até o fim do primeiro turno tem boas chances de ficar polarizado entre o líder e atual campeão Cruzeiro e segundo colocado Corinthians. As equipes que hoje estão separadas por uma distância de cinco pontos enfrentarão três dos mesmos adversários nas cinco rodadas seguintes. Nos outros dois jogos, o Corinthians pegará equipes que o Cruzeiro já enfrentou e venceu, o que torna a série especial para a sequência do campeonato.

Para deixar tudo ainda mais equilibrado, as sequências dos dois líderes são relativamente fáceis se comparadas às de outros momentos do torneio. O Cruzeiro pega Botafogo (F), Criciúma (F), Santos (C), Grêmio (C) e Goiás (F). Nenhum desses, hoje, disputa o topo direto da tabela de classificação. O Santos, melhor da sequência, deverá estar sem a joia Gabigol, de 17 anos, que comanda o ataque e foi chamada neste fim de semana de "titularíssimo" pelo técnico Oswaldo de Oliveira.

O Corinthans pega Coritiba (F), Santos (F), Bahia (C), Goiás (C) e Grêmio (F). Repete os duelos com Santos, Grêmio e Goiás, e repete também a alternância de mando de campo. Assim como o Cruzeiro, joga as próximas duas fora, depois duas em casa, e a quinta novamente fora. Tudo leva ao equilíbrio, assim como a necessidade de o Corinthians vencer Coritiba e Bahia, clubes já derrotados pelo rival direto Cruzeiro.

Mano Menezes falou sobre a necessidade de se tirar o Cruzeiro do foco para que o Corinthians consiga se concentrar em pequenas metas – o próximo jogo, sempre. Mas à medida que essas pequenas metas forem alcançadas nas próximas rodadas, o Cruzeiro estará cada vez mais próximo.

"Não é hora de pensar no que o Cruzeiro está fazendo. Temos de nos preocupar com o que estamos jogando. Temos de fazer nossa parte, continuar melhorando nosso percentual de aproveitamento. Para tentar ser campeão brasileiro, o percentual tem que ser maior. Se aumentarmos o percentual, naturalmente vamos nos aproximar ou no mínimo manter a diferença, com eles olhando para trás", falou Mano Menezes, neste domingo, no Itaquerão, após vencer o arquirrival Palmeiras por 2 a 0.

A guerra será fria entre as duas equipes porque não há o confronto direto. Corinthians e Cruzeiro já se enfrentaram neste turno, com vitória corintiana por 1 a 0 no Canindé – foi uma das duas únicas derrotas dos atuais campeões neste Brasileirão. A outra foi no clássico contra o Atlético-MG.

Fator interessante, também, será o desenvolvimento das duas equipes. Hoje o Cruzeiro joga em nível superior, parece estar acima de qualquer outro clube do país, como no fim do ano passado. O Corinthians, no entanto, vai melhorando com Mano Menezes. Os traços da equipe de Tite já foram dizimados e agora o ex-treinador da seleção brasileira dá nova cara ao time.

FOTO: UOL

Últimas do seu time