Até mesmo pela dificuldade do adversário, o técnico valorizou bastante a vitória do Cruzeiro

Até mesmo pela dificuldade do adversário, o técnico valorizou bastante a vitória do Cruzeiro

Com título mineiro seguido do Brasileirão, o Cruzeiro retoma a supremacia em Minas e consolida sua superioridade sobre o rival Atlético-MG como atual melhor do estado e do País, já que nos últimos tempos a equipe de Ronaldinho Gaúcho vinha levando vantagem nos duelos diretos e chegou a ser considerada a melhor do Brasil com o título da Libertadores.

Acostumado com uma superioridade sobre o rival nos anos 2000, quando faturou a tríplice Coroa e o triplo de estaduais do rival na década, além de ver o Atlético brigando contra o rebaixamento ano após ano e até mesmo amargar uma temporada na série B, o cruzeirense viu o panorama se inverter nos últimos anos e o time alvinegro ganhar maior destaque com a conquista do bicampeonato mineiro, o vice-campeonato Brasileiro em 2012 e o título da Libertadores no ano passado.

O período de domínio dos atleticanos coincidiu com a chegada do técnico Cuca – que deixou o Cruzeiro – ao time alvinegro e a construção do time que se livrou do rebaixamento em 2011 e já naquela oportunidade, apesar da goleada sofrida por 6 a 1 na última rodada, terminou o campeonato brasileiro à frente do rival.

No ano seguinte o Atlético faturou o título estadual invicto e foi vice-campeão brasileiro, em campanha que o classificou para a Libertadores. Depois, a equipe voltou a faturar o título estadual sobre o Cruzeiro garantindo a taça com uma vitória tranquila no primeiro jogo da final e confirmou a ascensão com a conquista da América.

Em reconstrução após dois anos ruins, o time celeste conseguiu se reerguer ainda durante a temporada passada e faturar o Brasileirão no fim da temporada com o melhor futebol o Brasil. Porém, até mesmo pelo fato do rival ter largado a competição de lado, e se concentrando no Mundial, que também foi um fracasso, ficou aquela interrogação sobre qual time seria o melhor.

Se o fracasso no Mundial do Atlético-MG reforçou a ideia de que o Cruzeiro estava melhor, a campanha oscilante na Libertadores da equipe celeste voltou a suscitar dúvidas. Porém, mesmo com o equilíbrio no placar do clássico, o título de forma invicta e a superioridade no último jogo da final mostrou que a equipe de Marcelo Oliveira ultrapassou o rival e se afirmou como a melhor entre a dupla.

Até mesmo pela dificuldade do adversário, o técnico valorizou bastante a vitória do Cruzeiro em um estadual que vale para a reafirmação do time estrelado que esteve inferiorizado ao rival nos últimos anos. Para o treinador o título só dá mais força para o a equipe ir em busca de outras conquistas ao longo da temporada.

"Não fomos só premiados com o título, mas também fortalecemos para a sequência. Em cinco jogos levamos só um gol contra o Boa Esporte e mesmo assim em uma desatenção. O time está bem equilibrado e a tendência é que possa crescer mais", destacou o comandante.

Dono do seu estado, agora o Cruzeiro vai em busca de voos mais altos para confirmar a sua força e segue confiante no tricampeonato da Libertadores. Depois de viver uma situação difícil na primeira fase, o time se classificou para as oitavas e agora enfrenta o Cerro Porteño, já na próxima quarta-feira, às 22h, no Mineirão, pelo primeiro jogo da decisão.

Foto: UOL

Últimas do seu time