Em toda a trajetória dos dois títulos brasileiros desde o ano passado, as orações se tornaram parte imprescindível da rotina dos atletas

Em toda a trajetória dos dois títulos brasileiros desde o ano passado, as orações se tornaram parte imprescindível da rotina dos atletas

Luiza Oliveira e Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

As rodas de orações nos fins dos jogos, as comemorações dos gols com os dedos apontandos para o céu, os discursos de agradecimento a Deus e o bandeirão gigante com uma mensagem religiosa erguido nas arquibancadas na conquista do título. O Cruzeiro é um time de fé. Não é preciso muito esforço para observar que esse é o laço mais forte entre os jogadores do atual bicampeão brasileiro.

Mas fora das manifestações públicas nos gramados, a equipe tem provas ainda maiores de sua relação com Deus como, por exemplo, um jogador que é pastor, a participação de parte do elenco no clipe do cantor gospel Regis Danese e até uma roda de oração que dura 24 horas.

Em toda a trajetória dos dois títulos brasileiros desde o ano passado, as orações se tornaram parte imprescindível da rotina dos atletas, da mesma forma como os treinos e a observação dos adversários estão em pauta. Em todas as concentrações, antes e depois dos jogos, eles se reúnem para rezar e agradecer.

Os atletas evangélicos que têm mais facilidade para pregar os ensinamentos da Bíblia costumam liderar os encontros como o goleiro Fábio, o meio campista Marlone e, principalmente, o lateral direito Ceará que é pastor e promove diversos projetos sociais e grupos de oração.

Mas todos os outros integrantes do elenco participam e não existe qualquer restrição a religiões. O atacante Everton Ribeiro, por exemplo, é católico e tem voz ativa no grupo. Dessa forma, os que não seguem a religião evangélica se sentem à vontade e consideram que um dos maiores trunfos do grupo é justamente respeitar a individualidade e a crença de cada um.

Um dos mais engajados na causa, Fábio e sua esposa Sandra Maciel costumam promover encontros frequentes em casa que têm a presença de muitos atletas celestes.

"Em nenhum momento houve receio ou impedimento por parte deles. Muitos já eram cristãos mas eram mais comedidos. Quando começaram a participar dos grupos e viram o poder da oração começaram a expressar mais a sua relação com Deus", conta a esposa de Fábio.

Foram nesses encontros que os atletas se aproximaram do cantor gospel Regis Danese. Regis é torcedor do Cruzeiro e amigo pessoal de Fábio. Recentemente, Everton Ribeiro, Ricardo Goulart, Marlone, Egídio e Fábio aceitaram participar e até esboçaram dancinhas na gravação do clipe da música "País do Avivamento" que fala sobre futebol.

Mas se hoje os atletas celestes são unidos pela religião quem foi responsável por iniciar a corrente foram as mulheres deles e do técnico Marcelo Oliveira. Depois que o time foi eliminado da Copa do Brasil do ano passado, elas resolveram se unir e formar o grupo "Intercedendo por Eles" em que promovem vários tipos de oração.

A mais forte delas é o "Relógio de Oração". Exatamente um dia antes de todos os jogos do Cruzeiro, elas se dividem para formar uma corrente de 24 h ininterruptas de orações até o início da partida. Assim, cada uma das cerca de 30 esposas passam 30 min ou 1h rezando em horários do dia já determinados entre elas.

Nesse período, elas nunca pedem por títulos ou vitórias, mas sim para que Deus dê forças aos seus maridos. "Pedimos que Deus os abençoes, abençoes as viagens, os estádios onde vão jogar, que cure lesões, que dê sabedoria ao Marcelo nas substituições", conta Sandra.

Depois de tantas orações, no último domingo, todas as mulheres puderam agradecer as graças alcançadas e comemorar em grande estilo com os maridos. Todas foram ao Mineirão uniformizadas usando uma camisa com os dizeres "Toda glória a Deus", "Deus é bom o tempo todo" e "O tempo todo Deus é bom".

Para coroar o título da fé, nas arquibancadas foi erguido um bandeirão gigante de 100 m x 30 m confeccionado a pedido dos jogadores que pagaram os custos de R$ 15 mil. O artefato trazia os dizeres "A Deus toda a glória". A ideia foi da mulher de Fábio que teve uma visão da bandeira dias antes do jogo.

As esposas nem se importam com as críticas de marketing religioso, nem temem serem criticadas. "É lindo ver o nome de Deus ser levado para todo o estádio. Não tem nada a ver com demagogia porque nós colocamos em prática a palavra do Senhor, não é só da boca para fora. Só nós sabemos o quanto nossa vida mudou depois que nos entregamos a Ele", conta ela. Amém.

Foto: UOL

Últimas do seu time