Nacional nem chegou ao final do primeiro turno e time mineiro já abre grande vantagem na ponta sobre os rivais

Nacional nem chegou ao final do primeiro turno e time mineiro já abre grande vantagem na ponta sobre os rivais

A duas rodadas do final do primeiro turno, o Cruzeiro abre sete pontos sobre o segundo colocado São Paulo e ameaça “melar” o Brasileirão. A superioridade azul é tamanha que são dez de vantagem à frente do quinto colocado, no caso o Fluminense.

Na perseguição à Raposa, Internacional e Corinthians vêm a seguir com oito pontos atrás do líder. Uma desvantagem considerável, sobretudo se nos atentarmos que ambos não mantêm a mesma regularidade do time azul.

 O Brasileirão por pontos corridos corre o risco de perder a graça diante de uma disparada do líder, é fato. No entanto, quando isso acontece ainda no primeiro turno é algo que chama atenção e, é claro, preocupa.

A pergunta é a seguinte: O São Paulo conseguirá fazer frente ao Cruzeiro e manter “viva” a corrida pelo título nacional? Tenho dúvidas...

O Tricolor subiu na tabela com quatro vitórias seguidas. É preciso ressaltar que dos últimos triunfos do time paulista, dois foram em clássicos sobre os rivais Palmeiras e Santos. Isso mostra o bom momento tricolor.

Mas ainda tenho dúvidas quanto a regularidade do time de Muricy Ramalho. O Cruzeiro quase não tropeça e mantém um aproveitamento de 77%, o que é uma margem de time campeão. Já o São Paulo vem a seguir, com 63%, mas com a ameaça da irregularidade ainda viva num passado recente.

Vale esperar e torcer para que os rivais consigam manter a pegada e a perseguição ao Cruzeiro. Nada contra a Raposa, mas tudo a favor do nacional.  A competição perder sua graça na corrida pelo título ainda no primeiro tempo seria uma tragédia para o produto “Brasileirão”.

O futebol brasileiro mergulha atualmente numa polêmica que apresenta de um lado os defensores da fórmula de disputa por pontos corridos e do outro os amantes do mata-mata. Ambos defendem seus pontos de vistas e não cedem um centímetro na queda de braço. Os argumentos são os mais variados.

No entanto, num futebol nivelado por baixo e com inúmeras mazelas, quando um clube apresenta superioridade gritante sobre os rivais como o atual Cruzeiro, é fato que todos os amantes do futebol, sem exceção, precisam pensar acima de tudo no produto.

O nacional é a principal competição do país e precisa ser vista sem passionalismo, tampouco preferências pessoais. A competição precisa se manter “viva” até o final.

É claro que os problemas do futebol brasileiro não se resumem à fórmula de disputa de sua principal competição, mas é preciso manter o nacional em alta, com a disputa do título em aberto. Para o bem da competição.

O Cruzeiro merece a liderança e pra mim deverá bater campeão com toda justiça pelo segundo ano consecutivo. Mas, neste caso, avalio Brasileirão como um todo.

Mais uma vez deveremos ter uma disputa acirrada na parte debaixo da tabela, com as equipes brigando contra a degola. Nos últimos anos têm sido assim. Mas é muito pouco para uma competição como o Brasileirão.

Reitero: o Nacional precisa se manter vivo na disputa pelo título. Que o Cruzeiro siga com a pegada de campeão, mas que São Paulo, Inter, Corinthians e demais rivais alcancem uma regularidade que possa mantê-los no encalço do líder. O Brasileirão agradece...

Acesse o Blog Salgueiro FC

Twitter: @salgueirofc

Foto: Divulgação

 

Últimas do seu time