A queda acontece depois de três anos consecutivos (desde 2001) lutando contra o rebaixamento para a Série B

A queda acontece depois de três anos consecutivos (desde 2001) lutando contra o rebaixamento para a Série B

Do UOL, em São Paulo

O Bahia está de volta à Série B. Depois de abrir dois gols de diferença, o time tricolor viu o Coritiba virar o jogo deste domingo para 3 a 2, no Couto Pereira, colocando-o de volta na segunda divisão do Campeonato Brasileiro. Porém, nem mesmo uma vitória adiantaria aos baianos, já que o Palmeiras empatou com o Atlético-PR.

A queda acontece depois de três anos consecutivos (desde 2001) lutando contra o rebaixamento para a Série B. Desta vez, porém, o descenso tornou-se inevitável.

Porém, a maioria dos holofotes do Couto Pereira estava voltada para Alex, que fez a sua despedida como jogador profissional. Ao todo, o meia fez 1035 jogos, com 422 gols e 18 títulos. Uma carreira e um jogador para entrar para a história.

Depois de uma atuação discreta, Alex deixou o campo aos 42min do segundo tempo, com os olhos cheios de lágrima. O jogo parou, e o camisa 10 foi aplaudido de pé por todos os presentes no Couto Pereira, que viu pela última o craque desfilar seu futebol pelo campo.

Com o resultado, o Bahia termina esta Série A de 2014 na 18ª colocação, com 37 pontos. Já o Coritiba acaba o campeonato com o 14º lugar, com 47 pontos.

Fases do jogo: O primeiro gol do jogo saiu de um lançamento de Marcelo Lomba. William Barbio levou a melhor sobre o defensor, avançou pela direita e tocou para Galhardo, que passou em velocidade.

De dentro da área, ele tocou para o meio e encontrou Henrique, que totalmente livre apenas teve o trabalho de empurrar a bola para as redes, aos 13min. 1 a 0. Mais agressivo, o Bahia precisou de outros 13min para ampliar.

Depois de bola mal afastada pela defesa alviverde, Rômulo tabelou com Henrique, recebeu dentro da área e tocou na saída de Vanderlei. 2 a 0. Só aí que o Coritiba acordou. Passou a pressionar o Bahia, e depois de tanto insistir conseguiu diminuir, com Zé Love aproveitando cruzamento da direita e cabeceando para o chão, no canto, sem chances para o goleiro Marcelo Lomba. 2 a 1 Bahia.

Com Alex apagado, o Coritiba continuou sem criatividade no segundo tempo. O time baiano, por sua vez, conseguia exatamente o que queria. Fechado, não levava perigo e aproveitava os contra-ataques para assustar o gol de Vanderlei, assim como aconteceu aos 15min, quando William Barbio ficou cara a cara com o goleiro depois de rápido contra-ataque e perdeu a chance de praticamente definir a partida, finalizando para fora.

A resposta do Coritiba veio aos 40min, quando Dudu pegou rebote de dentro da área e arriscou; a bola desviou em Feijão, 'matou' Marcelo Lomba e acabou com as esperanças tricolores. Já nos acréscimos, Keirrison virou o jogo e fez a festa no Couto Pereira.

O melhor: Galhardo. Principal arma ofensiva do Bahia. Deu bela assistência para o primeiro gol e foi um dos jogadores mais acionados quando o time tricolor foi ao ataque.

O pior: Luccas Claro. Inseguro, falhou no segundo gol do Bahia ao afastar mal a bola. Esteve abaixo do que pode render.

Para lembrar:

Fica, Alex! Foi o pedido da torcida ainda antes do apito inicial, quando o meia foi até o gramado para receber algumas homenagens.

Alex exemplo, Alex respeito, Alex menino de ouro... Cada jogador do Coritiba estampou uma homenagem ao meia na parte de trás da camisa, logo embaixo do número.

Carta de despedida. Na manhã deste domingo, o meia Alex publicou uma carta de despedida na qual agradeceu todos que fizeram parte da sua carreira. "Sou um sujeito realizado", disse.

Últimas do seu time