O camaronês Joel e Alex marcaram os gols da partida

O camaronês Joel e Alex marcaram os gols da partida

Do UOl, no Rio de Janeiro

O Coritiba mostrou sua força no Couto Pereira ao vencer o Botafogo por 2 a 0 nesta quarta-feira. Com o terceiro triunfo seguido no estádio, a equipe conseguiu sair da zona de rebaixamento e, de quebra, ainda afundou o Alvinegro, que caiu para a vice-lanterna do Campeonato Brasileiro. O camaronês Joel e Alex marcaram os gols da partida.

O Coritiba volta a campo no sábado, quando medirá forças com o Grêmio, novamente no Couto Pereira. Já o Botafogo encara o Flamengo, no mesmo dia, na Arena Amazonas, em Manaus.

Fases do jogo: Vontade, disposição, entrega... Isso não faltou em campo na partida desta quarta-feira entre Botafogo e Coritiba, no Couto Pereira. O Alvinegro tinha uma postura mais defensiva, mas o que não impedia de atacar quando tinha a bola nos pés. Os donos da casa, por sua vez, tentavam mais no coração do que na qualidade um gol para galgar a saída da zoa de rebaixamento.

Ambas as equipes poderiam ter inaugurado o placar, mas a arbitragem acertou ao anular os gols. Joel e Ramirez balançaram as redes, mas o camaronês estava impedido e o peruano cometeu falta antes de cabecear. Mas o atacante africano teve nova oportunidade em condições legais. Ele não perdoou Jefferson, que chegou a tocar na bola, mas não impediu o primeiro do Coritiba, aos 29min. O gol baqueou o Botafogo, e a situação alvinegra ficou ainda pior quando Airtou levou dois amarelos e foi expulso ainda no primeiro tempo.

O time carioca voltou do intervalo determinado a buscar o empate, mesmo com um jogador a menos em campo. Rogério teve grande chance aos 5min, quando recebeu livre, driblou o goleiro Vanderlei e se jogou na grande área. A simulação foi clara e o atacante recebeu o cartão amarelo.

O Botafogo seguiu em cima, enquanto o Coritiba pouco ficava com a bola. Mancini sacou Jobson e Wallyson para as entradas de Carlos Alberto e Yuri Mamute. A pressão permaneceu e o Alvinegro teve mais um gol anulado, 24min. Após cobrança de falta, Régis conseguiu balançar as redes, mas estava impedido.

O Coritiba jogava muito mal o segundo tempo e passou a ser vaiado. Nem mesmo o ídolo Alex escapou da ira dos torcedores. Mas foi nesse momento que o camisa 10 brilhou. Ele recebeu na grande área. Com muita calma driblou Dankler e marcou o segundo gol do Coritiba, assegurando a vitória.

O melhor: Joel – O atacante marcou o gol da vitória do Coritiba e tem se mostrado decisivo – ainda marcou um anulado após impedimento. Ele é o artilheiro da equipe ao lado de Alex e já balançou as redes em quatro oportunidades neste Brasileiro.

O pior: Airton – O volante não consegue se desvencilhar do rótulo de violento. Teve a missão de parar Alex, mas cometeu muitas faltas, recebeu dois amarelos e acabou expulso, prejudicando demais o Botafogo.

Chave do jogo: O mau momento do sistema defensivo do Botafogo foi decisivo. Após a venda de Dória e demissão de Bolívar, o Alvinegro não conseguiu encaixar sua defesa. Dankler falha sistematicamente e Régis e Júnior César apresentam queda de produção. O único que se salva é André Bahia.

Para lembrar: O jogo teve início atrasado por um motivo inusitado. Uma família de quero-quero estava dentro de campo e a arbitragem esperou um funcionário do Coritiba retirar as aves com todo cuidado.

- Nem mesmo Alex, ídolo da torcida do Coritiba, escapou das vaias. Quando errava uma jogada, os torcedores não mostravam paciência com o camisa 10. Alguns até pediam pela substituição do craque. Mas ele provou seu valor com o gol do alívio já no fim do duelo.

Últimas do seu time