Jonathas é um dos candidatos a aparecer no Corinthians em finalíssima. Foto: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

Jonathas é um dos candidatos a aparecer no Corinthians em finalíssima. Foto: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

Sem anotar um gol sequer nas últimas quatro partidas, o Corinthians procura a noite perfeita para reverter a desvantagem na final da Copa do Brasil na próxima quarta-feira (17) contra o Cruzeiro. Um desempenho ofensivo melhor, depois da derrota por 1 a 0 em Belo Horizonte, é prioridade de Jair Ventura, que trabalha em mistério no planejamento da finalíssima. A chance de alguma mudança na frente é real.

Com titulares em campo, Jair trabalhou no último domingo sem oferecer qualquer informação aos jornalistas. Na segunda-feira, em situação incomum na rotina do Corinthians, mais um treinamento será fechado no CT Joaquim Grava. Depois da derrota para o Santos no sábado passado, o treinador admitiu que o objetivo da programação mais restrita era avaliar e preparar mudanças no time. 

De olho nas últimas escolhas do treinador, três jogadores despontam como candidatos a ganhar uma chance na frente:

Pedrinho fez o gol decisivo que levou a equipe à decisão e, além de atuar 90 minutos em alguns jogos com Jair, tem sido sua primeira escolha no banco de reservas. É visto como o jogador com maior capacidade de gerar desequilíbrio e resolver em lances como o que fez contra o Flamengo. 

Jonathas, apesar de falhar tecnicamente em algumas jogadas contra o Santos, seu retorno ao time após longo período ausente, mostrou bastante intensidade em 90 minutos, incomodou os zagueiros adversários e tem experiência. Jair, tradicionalmente, gosta de escalar jogadores com essa característica. 

Emerson não tem realizado boas apresentações, mas parece contar com a confiança do treinador. Foi titular no clássico contra o Santos ao lado de Jonathas pelo centro do ataque e apareceu, como titular ou no decorrer do segundo tempo, em quase todos os jogos grandes da temporada. 

Se por um lado Jadson e Romero têm titularidade difícil de ser ameaçada, Mateus Vital e Clayson são aqueles que não têm rendido bem. A presença de Vital como titular contra o Santos, em dia que muitos jogadores foram descansados por Jair, chamou a atenção. O fato de ter só um gol durante toda a temporada, em jogo que o Corinthians precisa muito ir às redes, pode contribuir contra sua escalação. 

O jejum dos homens de frente, entretanto, não é um luxo só de Mateus Vital. O último atacante do Corinthians a fazer um gol foi Roger, na última partida sob comando de Osmar Loss, no dia 5 de setembro. Romero não marca há 16 jogos, Clayson há 20 partidas e Emerson Sheik então não balança as redes há 26 jogos, sendo reserva na maioria deles.

De olho nessa falta de gols, Jair admitiu que tem buscado maneiras para não apenas melhorar o aproveitamento ofensivo, mas principalmente fazer o time finalizar mais a gol. A falta de um jogador na área em cinco das últimas seis partidas é que pode fazer com que Jonathas seja aposta do treinador para a finalíssima. 

Últimas do seu time