Geração talentosa faz a Bélgica sonhar alto

Geração talentosa faz a Bélgica sonhar alto

Por João Antonio de Carvalho

A Bélgica vai para a sua 13ª Copa do Mundo e com um elenco que permite sonhar em repetir a sua melhor campanha, que foi em 1986, quando terminou em quarto lugar. Essa mesma seleção, mas com quatro anos a menos de experiência, já foi bem em 2014, quando caiu somente nas quartas-de-final.

A classificação para o mundial foi muito tranqüila, com a primeira colocação do Grupo H, com 28 pontos, nove a mais que a Grécia. Foi a segunda melhor campanha das eliminatórias ao lado da Espanha, com 9 vitórias e 1 empate. A melhor foi a Alemanha, com 10 vitórias.

Na Copa de 1986 a Bélgica não começou bem e só se classificou para as oitavas como um dos melhores terceiros colocados. Comandados pelo cerebral Scifo, os belgas eliminaram a União Soviética, após um empate de 2 a 2 no tempo normal e vitória por 2 a 1 na prorrogação. Nas quartas a Bélgica enfrentou a Espanha, que vinha com moral após eliminar a Dinamarca. O jogo novamente foi tenso e terminou  no empate de 1 a 1, que persistiu na prorrogação. Nos pênaltis, Pfaff defendeu a cobrança de Eloy, os belgas acertaram todos e chegaram nas semifinais. Na semi acabou o sonho belga, com a derrota de 2 a 0 para a Argentina, com dois gols de Maradona. Na decisão de terceiro lugar sentindo os efeitos das seguidas prorrogações a Bélgica ainda empatou em 2 a 2 com a França, mas sucumbiu no tempo extra, final França 4 a 2 e a melhor participação do país num mundial.

O seu treinador é o espanhol Roberto Martinez, de 44 anos, que como atacante defendeu equipes britânicas sem muita expressão. Iniciou como treinador em 2007, no Swansea, onde foi campeão da terceira divisão. Foi para o Wigan e conquistou o único título da história do clube, a Copa da Inglaterra, batendo na final o poderoso Manchester City. Esse bons trabalhos o levaram ao Everton, onde novamente se notabilizou por um esquema bem ofensivo. Foi contratado pela Bélgica em 2016 e com uma geração brilhante espera ir longe na Copa de 2018.

Mesmo com uma geração de verdeiros talentos, que brilham nos principais times europeus, o destaque belga fico por conta do meio-campo Kevin De Bruyne, de 26 anos, que joga no Manchester City. Surgiu no Gent, da Bélgica, e logo foi para o Chelsea. Não chegou a explodir por lá, mas após suas ótimas passagens pelo Werder Bremen e pelo Wolfsburg, da Alemanha, chamou a atenção do Manchester City, que pagou 52 milhões de libras por ele, na maior contratação do futebol inglês e de um jogador belga em todos os tempos. Na Copa de 2014 ele jogou três partidas e fez um gol, contra os Estados Unidos.

A seleção belga que chegou em 4º lugar na Copa de 1986 tinha jogadores como o goleiro Preud’homme, o zagueiro Gerets e o atacante Ceulemans, mas o maestro do time era o baixinho Enzo Scifo, de 1m72 e de muita habilidade, tanto que nas categorias de base era chamado de “Pequeno Pelé”. Surgiu no Anderlecht e jogou em vários clubes de ponta na Europa, como Inter e Torino, na Itália, e Bordeaux, Auxerre e Monaco, da França. Na Copa de 86 fez dois gols e foi eleito o melhor jogador jovem da competição. Disputou ainda os mundiais de 1990, onde fez um gol contra o Uruguai, 1994 e 1998. No total foram 84 jogos pela seleção belga e 18 gols.

Goleiros

1 – Thibaut Courtois – Chelsea (Inglaterra)
12 – Simon Mignolet – Liverpool (Inglaterra)
13 – Koen Casteels – Wolfsburg (Alemanha)

Defensores

2 – Toby Alderweireld – Tottenham (Inglaterra)
3 – Thomas Vermaelen – Barcelona (Espanha)
4 – Vincent Kompany – Manchester City (Inglaterra)
5 – Jan Vertonghen – Tottenham (Inglaterra)
15 – Thomas Meunier – Paris Saint-Germain (França)
20 – Dedryck Boyata – Celtic (Escócia)
23 – Leander Dendoncker – Anderlecht (Bélgica)

Meias

6 – Axel Witsel – Tianjin Quanjian (China)
7 – Kevin De Bruyne – Manchester City (Inglaterra)
8 – Marouane Fellaini – Manchester United (Inglaterra)
11 – Yannick Carrasco – Dalian Yifang (China)
16 – Thorgan Hazard – Borussia Mönchengladbach (Alemanha)
17 – Youri Tielemans – Monaco (França)
19 – Mousa Dembelé – Tottenham (Inglaterra)
22 – Nacer Chadli – West Bromwich (Inglaterra)

Atacantes

9 – Romelu Lukaku – Manchester United (Inglaterra)
10 – Eden Hazard – Chelsea (Inglaterra)
14 – Dries Mertens – Napoli (Itália)
18 – Adnan Januzaj – Real Sociedad (Espanha)
21 – Michy Batshuayi – Chelsea (Inglaterra)

Últimas do seu time