O nome de maior consenso é o de Oswaldo de Oliveira, que abriu espaço para Enderson no Peixe

O nome de maior consenso é o de Oswaldo de Oliveira, que abriu espaço para Enderson no Peixe

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

Frustrado com a negociação encerrada com o técnico Enderson Moreira, que acertou com o Santos, o Vasco encara agora uma dura realidade de dificuldade para encontrar seu novo comandante. Os principais obstáculos enfrentados pela diretoria são o curto tempo de contrato que tem a oferecer, o teto salarial e a escassez de profissionais com o perfil desejado no mercado.

O nome de maior consenso é o de Oswaldo de Oliveira, que abriu espaço para Enderson no Peixe. O treinador, porém, é considerado caro demais para os padrões do Cruzmaltino. No Santos, por exemplo, ele recebia R$ 400 mil por mês. O teto do Vasco é de R$ 150 mil. Além disso, o técnico é adepto de contratos de médio a longo prazo, e o clube de São Januário só tem a oferecer três meses em virtude da eleição presidencial que ocorrerá em 11 de novembro.

A esperança do Vasco nesta situação é tentar convencê-lo a aceitar um vínculo nestes moldes tendo como trunfo uma premiação recheada, caso consiga recolocar a equipe na Série A do Campeonato Brasileiro.

Joel Santana e Renato Gaúcho também foram cogitados entre a diretoria, mas os treinadores não agradam ao diretor-executivo Rodrigo Caetano, que preferia Dorival Júnior. O técnico, no entanto, acertou com o Palmeiras na manhã desta quarta-feira.

Ricardo Gomes é um nome de consenso, mas o profissional ainda não está totalmente recuperado do AVC que sofreu em agosto de 2011 e não tem previsão de retorno aos trabalho à beira do campo.

A efetivação de Jorge Luiz é praticamente descartada e ficou ainda mais remota após a eliminação para o ABC, onde seu desempenho não foi bem avaliado.

Rodrigo Caetano admite as dificuldades, principalmente em função do tempo de contrato a oferecer.

"É um fato limitador, porque esse técnico pode ser do agrado da atual gestão, mas não da futura gestão. Não podemos prometer algo que não iremos cumprir com esse técnico. Vamos usar daquilo que utilizamos nas nossas relações. A transparência, falar a verdade e, certamente, teremos um bom profissional", disse à Fox Sports.

Apesar das dificuldades, a diretoria pretende acertar com um novo treinador até o fim de semana.

FOTO: UOL

Últimas do seu time