Acredito na aprovação de vários pedidos de clubes, pois duas variáveis estão impulsionando essa aprovação a toque de Caixa

Acredito na aprovação de vários pedidos de clubes, pois duas variáveis estão impulsionando essa aprovação a toque de Caixa

Está as vésperas de ser aprovada a LRFE – Lei de Responsabilidade Fiscal no Esporte, e acredito na aprovação de vários pedidos de clubes, pois duas variáveis estão impulsionando essa aprovação a toque de Caixa. Uma é o resultado pífio da nossa Seleção de Futebol, que dentro de casa deu o maior vexame da história no ultimo centenário, e a ladainha dos políticos em especial da Comandante maior a Dilma Rulseff, a segunda variável é que estamos em Ano de Eleição, como disse o ano passado o Terceiro Carnaval de 2014, já que o de Fevereiro foi muito bom, o segundo foi um desastre com a nossa seleção e o terceiro que se aproxima, acontecerá em Outubro próximo vindouro e garanto a todos que será um desastre, com as mesmas figuras carimbadas ou não sendo eleitas pelo Povo que precisa se educar para votar. Isto posto eu sou capaz de apostar que a Lei de Responsabilidade Fiscal no Esporte, será aprovada com várias emendas e remendos que irá beneficiará muitos clubes de futebol e também de outros esportes. Entendendo o que é e quais os propósitos da LRFE e os meus comentários sobre o que vivo no futebol:

a) O que é a Lei de Responsabilidade Fiscal no Esporte?

Resp.: O departamento de comunicação do Clube de Regatas Flamengo, emitiu uma matéria onde respondeu essa pergunta dizendo que a LRFE é um substitutivo proposto pelo Deputado Otávio Leite, onde prevê o refinanciamento das dívidas dos clubes. Só não entendi na explicação deles que os clubes precisam se comprometer com obrigações como por exemplo, apresentar as Certidões Negativas de Débitos antes das competições. Como tenho um pensamento diferente eu digo que a LRFE é uma maneira de o Governo aproveitar a incompetência da CBF e as eleições para ajustar os pedidos de muitos incompetentes que não conseguiram gerir o nosso futebol e confesso que vai ter clube que se não providenciar a sua reorganização não vai nem poder aderir a LRFE.

b) Tem dirigente que está pensando que os clubes terão anistia?

Resp. Sim. Tem muitos dirigentes pensando que a LRFE vai anistiar ou perdoar dívidas, o que está sendo proposto é um refinanciamento das dívidas em 25 anos com carência para adaptação e reorganização.

c) Será que esse projeto será bom para o Esporte Brasileiro?

Resp. Acredito que para os clubes que tiverem Dirigentes inteligentes e que tenha uma Organização Nota 5,5, irão tirar proveito dessa Lei e sairá do buraco, que entendo que o maior entrave dos nossos clubes não está nos Impostos, mas nos processos trabalhistas, quem conhece sabe do que estou falando... Tenho um projeto que fiz em 2006 para a implantação da Governança Corporativa no Clube que sou sócio e torcedor, e muitos riram de mim e sequer se preocuparam em ler o que eu estava propondo, e uma das observações que o Departamento de Comunicação do Flamengo colocou é que os Clubes precisam melhorar ou implantar sua Governança Corporativa, veja só eu propus isso em 2006...

d) Tem mais obrigações exigidas pela LRFE?

Resp. Sim, tem muitas outras obrigações e que julgo muito importante, vejam: Mandato de presidente de no máximo 4 anos, obrigatoriedade de publicação anual das Demonstrações Financeiras/Contábeis na Internet, responsabilização dos dirigentes por gestão temerária e como é feito no setor público, os dirigentes não podem contrair dívidas que ultrapassem o fim do mandato. Essa medida é muito importante, os desmandos nos clubes, principalmente os de futebol é muito grande e por essas e outras é que o nosso esporte em geral é um fiasco em competições Internacionais.

e) Será que a LRFE é boa para o Brasil?

Resp. Senhores, se a Lei for aplicada de acordo com que as leis são aplicadas em países de primeiro mundo, não tenho dúvida que será muito bom para o Brasil. A arrecadação será incrementada com essa medida e o futebol poderá com muita coerência se organizar e partir para a excelência em todos os esportes não somente no futebol, o nosso esporte maior.

Fica o alerta aos dirigentes de futebol Brasileiro, que independentemente da situação, precisam começar um trabalho de reestruturação com a implantação de um projeto de Governança Corporativa nos clubes, sob pena de serem protagonistas de quebra das suas agremiações. Para isso é preciso ações e de pessoas que queiram e tenham responsabilidade para com os clubes e com o futebol Brasileiro. O Esporte Brasileiro, não precisa dos falastrões que aí estão e que viveram a vida interira usurpando o nosso esporte.

Edivalmir Antonio Massa

Foto: Site oficial do Santos

Últimas do seu time