Natural de Madri e de origem marroquina, o jogador não é exatamente uma surpresa

Natural de Madri e de origem marroquina, o jogador não é exatamente uma surpresa

Munir El-Haddadi é o nome do momento entre os torcedores do Barcelona. O atacante de 18 anos foi escolhido pelo técnico Luis Enrique para substituir Neymar, machucado, na estreia do Campeonato Espanhol, no domingo. E o chefe não se arrependeu. Munir já tinha sido o artilheiro da pré-temporada, e quando o jogo foi para valer, não se escondeu: marcou um gol, chutou bola na trave e saiu do Camp Nou ovacionado pela torcida.

Natural de Madri e de origem marroquina, o jogador não é exatamente uma surpresa. Seu nome já é bastante comentado pelos que acompanham o futebol de base desde uma atuação especial na final da Liga dos Campeões juvenil, na temporada passada. Munir fez dois gols, um deles após um belo chute do meio-campo, e o Barcelona venceu o Benfica na Suíça.

Antes disso, o atacante já tinha sido alvo do interesse de vários clubes europeus, como o Real Madrid, o Manchester City e o Arsenal, por causa de seu grande aproveitamento na base catalã. Ele está em "La Masia" desde os 15 anos. Chegou ali depois de uma temporada em que marcou 32 gols em 30 jogos por um pequeno clube do país.

Para contratá-lo, o Barça teve que fazer uma proposta ao Atlético de Madri, dono de seu passe. Ele não foi muito aproveitado no atual campeão espanhol, que o emprestou a outro time para ganhar experiência. A oportunidade de jogar em Barcelona veio após um olheiro assistir a um jogo no qual Munir marcou três gols. Foi contratado na hora. Era um sonho para ele porque seu grande ídolo é Lionel Messi, com quem ele atuou no domingo na vitória de 3 a 0 sobre o Elche. Messi fez dois; Munir marcou o outro.

"Ele queima etapas em uma velocidade que é difícil de segurar", disse o técnico Luis Enrique, cada vez mais impressionado com o desenvolvimento do atacante. "Ele treina como joga ou muito melhor. Tem faro de gol, mobilidade, personalidade, competência. Nos ajuda. Está muito bem."

Em uma entrevista logo em seu primeiro ano de Barcelona, Munir disse que adoraria ser convocado pela seleção marroquina. Marrocos é a terra de seu pai, e os dois sempre passam as férias de verão no país africano. Mas a federação espanhola agiu mais rápido e já o convocou para defender as seleções de base da Fúria. Ele é apontado como um dos grandes nomes para a renovação da equipe principal.

No Barcelona, o encantamento em torno de Munir tem uma razão além de seu desempenho em campo. O clube que se orgulha de formar seus craques em casa tem apostado numa política de contratações que contraria essa tradição histórica. Só nessa janela de transferência foram investidos R$ 158 milhões de euros no mercado. Essa é uma abordagem que combina muito mais com o rival Real Madrid do que com o time catalão, e não são poucos os torcedores que a veem com ressalvas.

Munir é fruto de La Masia. Seus cinco gols nos últimos jogos tiveram um gosto especial para o torcedor. Quando Neymar se recuperar de lesão, é provável que volte ao time titular. Mas o brasileiro vai precisar mostrar muito mais serviço porque agora tem uma "sombra" em ascensão.

Foto: UOL

Últimas do seu time