O português foi oferecido, antes mesmo das tentativas em Jorginho, Marcelo Oliveira, Reinaldo Rueda e Ricardo Gomes

O português foi oferecido, antes mesmo das tentativas em Jorginho, Marcelo Oliveira, Reinaldo Rueda e Ricardo Gomes

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

O Cruzeiro deixou tudo pronto para anunciar Ricardo Gomes até a segunda-feira passada (9). O treinador, contudo, recusou a proposta de última hora e obrigou o clube a se movimentar para buscar um técnico estrangeiro, o que não estava dentro dos planos a princípio. Sem muitas opções no mercado sul-americano, o vice-presidente de futebol Bruno Vicintin e o diretor Thiago Scuro optaram por viajar à Europa, onde acertaram com Paulo Bento.

O português foi oferecido, antes mesmo das tentativas em Jorginho, Marcelo Oliveira, Reinaldo Rueda e Ricardo Gomes. Deco – ex-jogador e agora agente ligado a Jorge Mendes – foi o responsável por fazer o primeiro contato com os dirigentes. A cúpula, contudo, não o viu como a melhor opção.

Segunda-feira – 9/5/2016

Diante das negativas iniciais, a ideia de viajar para o Velho Continente surgiu após conversas com o presidente Gilvan de Pinho Tavares, na segunda-feira. Um bate-papo ainda no Rio de Janeiro, onde esteve para tentar acertar com o técnico do Botafogo, fez com que a dupla incumbida de conduzir o futebol na Toca da Raposa II decidisse por Paulo Bento.

Terça-feira – 10/5/2016

Depois da conversa, Vicintin e Scuro seguiram para a Península Ibérica. Em Lisboa, tiveram apenas que tratar de detalhes com o ex-comandante da seleção portuguesa, uma vez que já que haviam sinalizado a intenção de contratá-lo ainda em solo brasileiro. Surpresos com o conhecimento do técnico sobre o elenco comandado por Geraldo Delamore, não tiveram dúvidas e alinhavaram a sua contratação.

Quarta-feira – 11/5/2016

O anúncio ocorreu somente na quarta-feira, após nova reunião com o lusitano para definir detalhes do vínculo. O contrato de Paulo Bento com o Cruzeiro terá duração até dezembro de 2017, quando se encerra o mandato de Gilvan de Pinho Tavares. No período em que ficará na capital mineira, ele terá vencimentos de R$ 400 mil mensais. Os valores incluem a comissão técnica – que ainda contará com dois auxiliares, um preparador físico e um scout.

Ricardo Peres, que era preparador de goleiros do técnico na seleção portuguesa, deve chegar a Belo Horizonte para assumir o cargo de assistente. O auxiliar técnico Sérgio Costa, o observador José Carneiro e o preparador físico João Aroso devem acompanhá-lo na nova fase da carreira. Geraldo Delamore, o interino, permanecerá na função de assistente.

FICHA TÉCNICA

CORITIBA X CRUZEIRO

Local: Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Data-hora: 14/5/2016 – às 21h
Árbitro: Jean Pierre Goncalves Lima (RS)
Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva (GO/Fifa) e Rafael da Silva Alves (RS)

CORITIBA: Wilson; Dodô, Rafael Marques, Juninho e Carlinhos; Alan Santos, João Paulo, Ruy e Gonzalez; Negueba e Kleber Gladiador. Técnico: Gilson Kleina.

CRUZEIRO: Fábio; Lucas, Leo, Bruno Rodrigo e Sánchez Miño; Lucas Romero e Henrique; Elber, Pisano e Allano; Willian. Técnico (interino): Geraldo Delamore.

Foto: UOL

Últimas do seu time