Um dos destaques do time em 2016, Neílton trocou Botafogo pelo São Paulo

Um dos destaques do time em 2016, Neílton trocou Botafogo pelo São Paulo

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

O Botafogo fez uma campanha história em 2016, quando deixou a zona de rebaixamento para chegar à Libertadores. A diretoria, porém, teve problemas ao manter o time da última temporada e perdeu peças importantes como Sidão, Diogo Barbosa e Neílton. Além disso sofre com as lesões de Luis Ricardo e Jefferson, que ainda não jogaram em 2017. Sem contar Emerson Santos, afastado por conta de um imbróglio na renovação. Como o Alvinegro sobrevive após tantas perdas?

Alguns reforços pontuais contribuíram bastante para suprir as perdas. Perdeu Sidão, mas ganhou Gatito Fernandez, que já foi herói na classificação do Botafogo para a fase de grupos da Libertadores. Neílton? Deu lugar a Montillo, que ainda não teve uma grande atuação e busca melhor encaixe no time titular.

Outras renovações pontuais e manutenção de contratos fizeram com que a espinha dorsal seguisse de pé. A mais trabalhosa foi a de Victor Luis, que parecia improvável e contou com a participação do presidente Carlos Eduardo Pereira pelo final feliz em negociação com Palmeiras.

Além do lateral esquerdo, o Botafogo segurou também Joel Carli, Airton, Bruno Silva, Camilo e Sassá. Com a base mantida, o Alvinegro do técnico Jair Ventura conseguiu também repetir a forma de jogar, que garantiu arrancada histórica ao time de General Severiano no último Brasileiro.

Nesta quinta-feira, às 21h45, o Botafogo encara o Atlético Nacional-COL, em Medelín. Para o duelo, a equipe não poderá contar com Marcelo, Airton e Montillo. O primeiro está em fase final de recuperação de lesão muscular, enquanto os dois últimos sofreram o problema de última hora.

Com problemas na lateral direita, a partida poderá marcar o retorno de Emerson Santos aos gramados. O zagueiro tem contrato acabando em dezembro e não entrou em acordo. Por esse motivo, foi afastado pela diretoria. Com a necessidade, porém, ele poderá ser utilizado improvisado na lateral.

ATLÉTICO NACIONAL-COL X BOTAFOGO

Data e hora: 13/04/2017
Local: Atanasio Girardot, em Medelín (COL)
Árbitro: Ulises Mereles (PAR)
Auxiliares: Rodney Aquino (PAR) e Carlos Cáceres (PAR)

ATLÉTICO NACIONAL-COL
Armani; Bocanegra, Aguilar, Henriquez e Díaz; Bernal, Arias e Macnelly Torres; Dayro Moreno, Luis Ruiz e Ibargüen
Técnico: Reinaldo Rueda

BOTAFOGO
Gatito; Emerson Santos (Fernandes), Carli, Emerson Silva e Victor Luis; Bruno Silva, Lindoso, João Paulo e Camilo; Pimpão e Roger
Técnico: Jair Ventura

Foto: Vitor Silva/SS Press

Últimas do seu time