Com o resultado, o Atlético, que tem um jogo a menos, foi a 15 pontos e permaneceu no 11º lugar

Com o resultado, o Atlético, que tem um jogo a menos, foi a 15 pontos e permaneceu no 11º lugar

Com um time misto, principalmente por causa da decisão da Recopa, o Atlético-MG precisou se desdobrar para não ser derrotado no reencontro com a torcida neste sábado, no Independência. Depois de sair perdendo no primeiro tempo, o time mineiro conseguiu reagir na etapa final, mas não passou do empate com o Bahia, por 1 a 1, e completou dois jogos sem vencer pelo Campeonato Brasileiro. A equipe baiana, que não ganha há oito partidas, segue em situação complicada na competição.

Por causa do primeiro jogo da Recopa, o Atlético não jogou pelo Campeonato Brasileiro no meio de semana – a partida com a Chapecoense foi adiada para 6 de agosto. Sem contar com jogadores importantes, o time mineiro foi muito mal no primeiro tempo e viu o Bahia sair na frente com gol do zagueiro Titi. O gol de empate veio na etapa final com Luan, que saiu do banco para evitar a derrota atleticana.

Com o resultado, o Atlético, que tem um jogo a menos, foi a 15 pontos e permaneceu no 11º lugar, mas pode ser ultrapassado no completo da rodada neste domingo. Em situação complicada, o Bahia chegou a nove pontos e segue na 16ª colocação, uma posição acima da zona de rebaixamento. Na próxima rodada, enfrenta o Internacional, sábado, em Porto Alegre. O time mineiro encara o Sport, novamente no Independência, no domingo.

O técnico Levir Culpi priorizou a decisão da Recopa Sul-Americana e fez mudanças na equipe. Ronaldinho Gaúcho, Diego Tardelli e Leandro Donizete foram poupados e sequer ficaram no banco. Pierre e Emerson Conceição também não atuaram, mas por estarem suspensos.

Eles devem voltar ao time na próxima quarta-feira, no jogo de volta contra o Lanús, no Mineirão. Na partida de ida, na Argentina, o Atlético venceu por 1 a 0, com gol de Tardelli, e ficou a um empate de conquistar o título inédito em sua história.

A partida começou bastante amarrada no Independência. O Bahia adotou a estratégia de marcar forte e fechar os espaços para o adversário. O Atlético encontrou dificuldade para chegar ao ataque e ainda errou vários passes. O time mineiro só foi finalizar pela primeira vez aos 14min, quando Jô recebeu de Guilherme, passou pelo goleiro e bateu cruzado, desperdiçando ótima chance.

O Bahia levou perigo aos 18min em cobrança de falta de Leo Gago, da intermediária, que passou perto do travessão da meta de Victor. A partida ficou um pouco mais aberta, com as duas equipes encontrando espaço para chegar mais perto do gol.

Com mais espaço, o Atlético partiu para cima e deu brecha para o Bahia chegar mais vezes ao ataque. Numa delas, o time baiano abriu o placar aos 24min. Rhayner cruzou da direita e Titi cabeceou no canto esquerdo do goleiro Victor, que apenas observou.

O Bahia manteve o ritmo e voltou a assustar aos 30 min. Uelliton arriscou de fora da área e Victor espalmou a bola para escanteio. O time mineiro sentiu o baque e passou a errar muito na partida. A equipe baiana voltou a criar chances para ampliar.

O Atlético teve uma boa chance no finalzinho em cobrança de falta de Dátolo, mas a bola passou sobre o travessão. O argentino lamentou a derrota parcial. "Temos de acertar mais na marcação, eles estão jogando muito livres", disse em entrevista a Radio Itatiaia.

O Atlético voltou com duas mudanças para o segundo tempo. Saíram Alex Silva e Maicosuel para as entradas de Pedro Botelho e Luan, que retornam depois de longo período em recuperação de contusão. Com 4min de bola rolando, Demerson sentiu uma problema na coxa direita e foi substituído por Adailton, que estreou pelo time baiano.

Em desvantagem no placar, o Atlético iniciou melhor a etapa final e pressionou o adversário. Aos 6min, Guilherme encontrou Jô na área, mas o atacante finalizou por cima do travessão. O Bahia se fechou na defesa. O time mineiro voltou a assustar aos 10min. Guilherme finalizou com perigo por cima do gol de Marcelo Lomba.

O Atlético manteve a pressão e chegou ao empate aos 20min. Guilherme tocou para Jô, que cruzou para o meio da área. A bola desviou na zaga e sobrou para Luan marcar de cabeça. O atacante, que entrou bem na partida, quase fez outro dois minutos depois.

O time mineiro voltou assustar aos 24min, quando Leonardo Silva cabeceou uma bola na área, que explodiu na trave. A partida ficou aberta no Independência. O Atlético foi para cima com tudo e deu espaço para os contra-ataques. Aos 38min, Victor fez grande defesa e evitou o segundo gol do Bahia com Guilherme Santos. Porém, a partida terminou empatada e com vaias dos atleticanos.

ATLÉTICO-MG 1 X 1 BAHIA

Data: 19/7/2014 (sábado)
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Vinícius Furlan (SP)
Auxiliares: Carlos Augusto Nogueira Júnior (SP) e Vicente Romano Neto (SP)
Cartões amarelos: Leo Gago, Henrique, Demerson, Titi (BAH); Marcos Rocha, Guilherme, Jemerson (ATL)
Cartão vermelho:
Gols: Titi, aos 24min do primeiro tempo; Luan, aos 20min do segundo tempo

Atlético-MG
Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Jemerson e Alex Silva (Pedro Botelho); Josué, Eduardo, Maicosuel (Luan) e Guilherme; Dátolo (Marion) e Jô
Técnico: Levir Culpi

Bahia
Marcelo Lomba; Diego Macedo, Demerson (Adailton), Titi e Guilherme Santos; Fahel, Uelliton e Léo Gago; Rhayner, Henrique (William Barbio) e Emanuel Bianchucchi (Branquinho)
Técnico: Marquinhos Santos

FOTO: UOL

Últimas do seu time