Sasha, Rodrygo e Victor Ferraz fizeram os gols do Santos. Foto: Guilherme Dionizio/Codigo19/Folhapress

Sasha, Rodrygo e Victor Ferraz fizeram os gols do Santos. Foto: Guilherme Dionizio/Codigo19/Folhapress

Do UOL, em São Paulo (SP)

O apoio da torcida surtiu efeito na Vila Belmiro. Neste sábado (18), o Santos venceu o Sport por 3 a 0, com gols de Eduardo Sasha, Rodrygo e Victor Ferraz, e deixou a zona de rebaixamento. Mais de 10 mil santistas foram ao estádio apoiar a equipe e chegaram a jogar sal grosso no ônibus dos jogadores para "afastar" a má sorte.

Diante do dono da segunda pior defesa da competição, com 28 gols sofridos em 19 jogos, o clube conquistou sua primeira vitória na Série A desde a pausa para a Copa do Mundo. A última vitória havia sido contra o Fluminense, dia 13 de junho. O triunfo levou o Santos da 17ª para a 12ª posição, com 21 pontos, e empurrou o Vitória para a degola. A equipe, no entanto, ainda pode perder posições no decorrer da rodada que fecha o primeiro turno. Já o Sport levou a pior no retorno de Edilson Baptista e estacionou no 15º lugar, com 20 pontos.

Agora, o time da Vila Belmiro volta suas atenções para a Copa Libertadores. Na próxima terça-feira, a equipe enfrentará o Independiente em Avellaneda, pelo jogo de ida das oitavas de final do torneio continental. O Sport, por sua vez, receberá o América-MG na quarta-feira, pela 20ª rodada do Brasileirão.

Gringos e Sasha ganham chance e brilham
O trio de estrangeiros contratados para o segundo semestre mostrou a que veio. Na estreia diante da torcida na Vila Belmiro, o uruguaio Carlos Sánchez, o costarriquenho Bryan Ruiz e o paraguaio Derlis Gonzáles foram essenciais para garantir o domínio santista. Sánchez foi participativo tanto como volante quanto na meia e mostrou repertório nos bons passes. Ele deixou Gabriel na cara do gol pelo menos duas vezes, mas o atleta parou nas boas defesas de Magrão.

Os três participaram da jogada do gol no primeiro minuto de jogo: Sánchez abriu espaço com um lançamento, González cruzou na área para o aniversariante Bryan Ruiz tocar para Sasha marcar seu primeiro gol na competição. Recuperado de uma lesão na coxa, o atacante não jogava havia cinco partidas e não marcava desde março. Do lado do Sport, o goleiro se destacou por evitar uma derrota mais elástica.

 

 

Rogério perde a cabeça e é expulso
O Sport ainda perdia apenas por 1 a 0 e buscava a reação quando Rogério perdeu a cabeça e foi expulso. Já advertido, o jogador fez falta dura em González, recebeu o segundo amarelo e foi expulso. Com um a menos, o Sport até tentou resistir, mas acabou atropelado pelo Santos. Deivid também cometeu um erro crasso e perdeu a bola na entrada da área, mas Magrão conseguiu recuperá-la antes dos jogadores do Santos.

Gabriel, é você?
Alvo de críticas da torcida pelas atuações abaixo do esperado nos últimos jogos, Gabigol esteve irreconhecível neste sábado. E para o bem. Esforçado e parecendo motivado desde a chegada de Cuca ao comando do Santos, o jogador mostrou muito esforço. Na defesa, pressionou a saída de bola do Sport e conseguiu desarmes fundamentais para os contra-ataques. Perdeu uma chance de marcar aos 34 minutos do primeiro tempo, quando recebeu um passe de Sánchez e acabou travado pelo goleiro Magrão. Pouco depois, ajeitou com o peito para Bryan Ruiz chutar, mas o companheiro errou a pontaria.

Gol no início ´salva´ planos do Santos
Nem o torcedor mais otimista poderia prever um gol logo no primeiro minuto de jogo, antes que o Sport tivesse a chance de tocar na bola. Sair na frente no placar tem sido fundamental para o time da Vila Belmiro neste campeonato: as cinco vitórias conquistadas se deram dessa forma. Das 12 vezes em que saiu perdendo neste torneio, o Santos nunca conseguiu reverter o resultado negativo. O gol no início foi essencial para os planos de Cuca. Mesmo em vantagem, o Santos manteve o ritmo acelerado, pressionando a saída de bola, puxando contra-ataques em velocidade e atacando pelos lados.

Aos 20 minutos de jogo, o Santos pisou um pouco no freio e o Sport conseguiu se encaixar, mas a equipe pernambucana teve dificuldade de furar a marcação santista. A primeira chance só veio no final do primeiro tempo: Rogério driblou Victor Ferraz e cruzou rasteiro para Hernane, mas o Brocador bateu para fora. Vanderlei teve vida fácil no primeiro tempo.

Sport tenta reagir, mas sofre com um a menos
O Sport aproveitou o cansaço dos jogadores do Santos e voltou melhor para o segundo tempo, com uma série de sustos em Vanderlei. Na estreia no comando do Sport, Baptista promoveu as entradas de Fellipe Bastos e Morato no segundo tempo. A dupla entrou concentrada e melhorou o desempenho do Sport. 
Hernane, Rogério e Felippe Bastos trocavam passes e levavam perigo com chutes de fora. No entanto, o Sport sofreu com a expulsão de Rogério, que fez falta dura em González aos 11 minutos do segundo tempo e levou o vermelho. Mesmo com um a menos, o Sport não desistiu do empate e quase complicou Vanderlei, que defendeu chutes de Felippe Bastos e Morato em dois tempos. Rodrygo e Victor Ferraz, com gols no fim, jogaram uma pá de cal nas aspirações do Sport. 

Apostas de Cuca reverberam, e técnico mostra estrela
De olho nas oitavas de final da Libertadores, Cuca optou por poupar alguns jogadores e apostar em quem estava descansado. Bryan, Derlis, Sánchez e Sasha, que passaram a semana treinando no CT e não enfrentaram o Cruzeiro pela Copa do Brasil, ganharam chance e responderam à altura. Apesar de não ter tido tempo de preparar a equipe – o time foi eliminado pelo Cruzeiro na quarta, fez trabalhos regenerativos na quinta e foi impedido de treinar por causa de uma forte chuva que alagou o CT Rei Pelé na sexta –, o técnico ficou a maior parte do jogo na beira do gramado passando orientações, o que deu resultado. Mas a principal diferença notada é a postura do time, que mostrou garra e velocidade.

Após o intervalo, o treinador precisou sacar Bryan Ruiz, que sofreu com a falta de ritmo. O costarriquenho deu lugar a Diego Pituca e fui muito aplaudido pela torcida. Cuca também sacou Sánchez e Sasha, dando lugar a Rodrygo e Bruno Henrique. Mais uma demonstração da estrela do treinador. Logo depois de entrar em campo, Rodrygo acalmou a tentativa de reação do Sport. Gabigol tocou para Derlis, que cruzou para Rodrygo empurrar para o gol. No minuto seguinte, Victor Ferraz aproveitou rebote na entrada da área, mandou para o fundo das redes e selou a vitória.

Sal grosso espanta a zica
A torcida do Santos resolveu apelar a todos os recursos na briga do time para fugir da zona do rebaixamento. Antes do jogo na Vila Belmiro, torcedores arremessaram punhados de sal grosso no ônibus da equipe – uma velha superstição para "tirar a zica". A tática parece ter dado certo.

 

FICHA TÉCNICA
SANTOS 3 X 0 SPORT

Data: 18 de agosto de 2018, sábado
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA)
Assistentes: Helcio Araujo Neves e Heronildo Freitas da Silva (ambos do PA)
Público: 10.991 torcedores
Gols: Eduardo Sasha, a 1 minuto do primeiro tempo; Rodrygo, aos 36 minutos do segundo tempo; Victor Ferraz, aos 38 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Victor Ferraz, Alison e Derlis González (SAN); Morato, Rogério e Cláudio Winck (SPO)
Cartões vermelhos: Rogério (SPO)

SANTOS: Vanderlei; Victor Ferraz, Lucas Veríssimo, Gustavo Henrique e Dodô; Alison, Carlos Sánchez (Rodrygo) e Bryan Ruiz (Diego Pituca); Derlis González, Eduardo Sasha (Bruno Henrique) e Gabriel.
Técnico: Cuca

SPORT: Magrão; Cláudio Winck, Ronaldo Alves, Ernando e Sander; Deivid (Fellipe Bastos), Ferreira (Morato), e Gabriel; Marlone, Rogério e Hernane (Caros Henrique)
Técnico: Eduardo Baptista

Últimas do seu time