Ronaldinho Gaúcho concentra as atenções em Tijuana e é de novo maior trunfo atleticano

Ronaldinho Gaúcho concentra as atenções em Tijuana e é de novo maior trunfo atleticano

Com Ronaldinho Gaúcho como a principal atração, o Atlético-MG enfrenta o Tijuana, nesta quinta-feira, às 21h30, pela partida de ida das quartas de final da Libertadores, para aproveitar a empolgação pelo título do Mineiro. Dono da melhor campanha na fase de grupos da competição e vindo de duas vitórias sobre o São Paulo, o alvinegro mineiro terá de superar as dificuldades do piso sintético do estádio Caliente e a motivação do jovem adversário mexicano, que vem fazendo história.
A grama sintética é uma das preocupações do Atlético. O estádio Caliente, onde o clube mineiro treinou apenas na véspera do duelo, apresenta características parecidas com as do Independência, com capacidade reduzida de público, que fica próximo ao gramado, facilitando o clima de pressão contra o adversário. Tanto que em casa, na sua primeira participação na Libertadores, o Tijuana está invicto e sem sofrer gols.
"Os times mexicanos são bem montados. Tem boas disciplinas táticas, contra-atacam muito bem, times um pouco mais baixos. Temos que estudar todas as variantes para não ser surpreendidos?, analisou o goleiro Victor, que mostra preocupação com a grama diferente. "Não vou dizer que é 100% justo, mas como falei, é procurar me adaptar, se a sul-americana liberou para jogar, acredito que tem condições?, acrescentou.
 Além da grama sintética, o calor da época do ano, já que o jogo acontecerá às 17h30 no horário do México e o fuso horário de quatro horas preocupam o Atlético-MG. "Quando está calor, o pé queima muito. O jogo é 17h30 e acredito que a temperatura estará amena. O fuso horário é grande, tudo isso dificulta?, observou Cuca.
O meia-atacante Ronaldinho Gaúcho é a grande atração do duelo pela Libertadores. O jogador, eleito duas vezes melhor do mundo, arrastou multidões desde a chegada do clube a Tijuana, na terça-feira. No treino de terça-feira, primeiro feito pelo Atlético-MG, três mil mexicanos compareceram ao estádio.
O camisa 10, que é um das grandes esperanças do Atlético para o duelo, terá marcação especial dos adversários. Ronaldinho Gaúcho vem desequilibrando durante a Libertadores, onde marcou quatro gols em oito jogos e deu quatro assistências para gols de companheiros.
O Atlético chega para o duelo motivado e com o troféu de bicampeão mineiro na bagagem. O time conquistou o título no domingo, diante do rival Cruzeiro, mas teve pouco tempo para comemorar, já embarcando para o México no dia seguinte, quando enfrentou 20 horas de viagem.
O time mineiro tem pouca história contra times mexicanos. Foram cinco partidas no total, com três vitórias e dois empates. O último jogo aconteceu há quase 18 anos quando o Atlético derrotou o xará Atlético San Francisco por 2 a 1 no Estádio Domingo Velázquez.
Adversário desta quinta-feira, o Tijuana chega embalado por viver o melhor momento na sua curta história de apenas seis anos. O time já fez história ao conseguir chegar nas quartas de final em sua primeira Libertadores. Porém, animados, os xolos, como são conhecidos, apostam no fator casa para surpreender mais um brasileiro.
Na atual edição da Libertadores o time mexicano enfrentou dois brasileiros, o Corinthians, na fase de grupos, quando venceu, por 1 a 0, no México, e o Palmeiras, adversário das oitavas de final e que o jogo em casa terminou empatado por 0 a 0. Nas partidas em São Paulo, o Tijuana perdeu para o adversário alvinegro por 3 a 0, mas venceu a equipe palmeirense por 2 a 1.
O time do técnico Antônio Mohamed tem o ?fator casa? como seu forte aliado. O time mexicano ainda não sofreu gols ao lado do seu torcedor, que vai comparecer em número recorde. Foram três vitórias e um empate, justamente contra o Palmeiras. O treinador terá somente uma baixa, o zagueiro Aguilar, que foi expulso em São Paulo.
FICHA TÉCNICA - TIJUANA X ATLÉTICO-MG
Data: 23/5/2013 (quinta-feira)
Local: Estádio Caliente, em Tijuana, México
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: José Hernando Buitrago (COL)
Auxiliares: Wilmar Navarro (COL) e Wilson Berrio (COL)
Transmissão: Fox Sports
Tijuana: Cirilo Saucedo; Edgar Castillo, Javier Gandolfi, Oliver Ortíz e Juan Carlos Núñez; Cristian Pellerano, Fernando Arce, Fidel Martínez e Joe Corona; Duvier Riascos e Alfredo Moreno. Técnico: Antonio Mohamed
Atlético-MG: Victor; Marcos Rocha, Gilberto Silva (Leonardo Silva), Réver e Júnior César; Pierre, Leandro Donizete, Diego Tardelli e Ronaldinho Gaúcho; Bernard e Jô. Técnico: Cuca
Foto: UOL

Últimas do seu time