Tite ao lado de seu auxuliar técnico na seleção, o filho Matheus Bachi. Foto: Pedro Martins/Mowa Press

Tite ao lado de seu auxuliar técnico na seleção, o filho Matheus Bachi. Foto: Pedro Martins/Mowa Press

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em São Paulo

A seleção brasileira iniciou nesta sexta-feira um novo ciclo, com a primeira convocação de Tite após a eliminação na Copa de 2018. O comandante brasileiro anunciou nesta sexta-feira o elenco que disputará amistosos contra Estados Unidos, no dia 7 de setembro, em Nova Jersey, e El Salvador, no dia 11 de setembro, em Washington DC.

A lista contém experiências e jovens que serão testados: Paquetá, do Flamengo, e Pedro, do Fluminense, os principais. Nomes que disputaram o Mundial da Rússia também estão presentes, como Neymar, Marquinhos e Thiago Silva

Buscando promover o início de uma renovação, Tite procurou mesclar jogadores mais experientes, que já vinham sendo convocados, com alguns jovens. Antes do anúncio da lista, o coordenador técnico dividiu o próximo ciclo em três fases: a primeira, de curto prazo, vai até janeiro, e será palco de mais experiências

"Dividimos o novo ciclo em três fases. A primeira fase, consideramos curto prazo, a segunda médio prazo, a terceira longo prazo. Entendemos que o curto prazo, as convocações terão leque maior de observação para potencializar equipe para a Copa América. Curto prazo estimo até janeiro. O médio prazo consideramos do final de dezembro até a Copa América, já com menos observações. Da Copa América em diante, já consideramos longo prazo", afirmou.

Tite realizou uma rodada de observações nos últimos 15 dias, com membros da comissão acompanhando 13 jogos, entre Brasileirão, Sul-Americana, Copa do Brasil e Libertadores. Houve a preocupação de não desfalcar as equipes brasileiras, com a convocação de no máximo um atleta por clube.

Veja a lista completa:

GOL
Alisson (Liverpool)
Hugo (Flamengo)
Neto (Valencia)
 
DEFESA
Alecsandro (Juventus)
Dedé (Cruzeiro)
Fabinho (Liverpool)
Fagner (Corinthians)
Felipe (Porto)
Filipe Luis (Atlético de Madri)
Marquinhos (PSG)
Thiago Silva (PSG)
 
MEIO CAMPO
Andreas Pereira (Manchester United)
Arthur (Barcelona)
Casemiro (Real Madrid)
Fred (Manchester United)
Lucas Paquetá (Flamengo)
Coutinho (Barcelona)
Renato Augusto (Beijing Guoan)
 
ATAQUE
Douglas Costa (Juventus)
Everton (Grêmio)
Firmino (Liverpool)
Neymar (PSG)
Pedro (Fluminense)
Willian (Chelsea)

Últimas do seu time