Corinthians já acumula dez derrotas como visitante na temporada 2018. Foto: Daniel Augusto Jr./Ag.Corinthians

Corinthians já acumula dez derrotas como visitante na temporada 2018. Foto: Daniel Augusto Jr./Ag.Corinthians

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

A dificuldade do Corinthians em vencer fora de casa ganhou mais um capítulo no último domingo. Embalada por bons resultados em Itaquera, a equipe paulista foi superada pela Chapecoense na Arena Condá, dias depois de perder também em Santiago diante do Colo-Colo.

As derrotas recentes sob o comando de Osmar Loss escancaram um problema recorrente do time na temporada, até mesmo sob o comando do técnico Fábio Carille. O desempenho como visitante do Corinthians em 2018 está próximo de uma equipe rebaixada no Brasileirão e contrasta com o aproveitamento de campeão em Itaquera.

Nesse abismo, o Corinthians conquistou apenas 42% dos pontos disputados como visitante - ao fim do Campeonato Brasileiro, isso daria à equipe somente 47 pontos. Mesmo em meados de agosto e com mais três meses e meio de temporada, o Corinthians já saiu derrotado de campo em dez jogos em que entrou em campo nessas circunstâncias. O time venceu outros oito jogos e empatou cinco.

Em Itaquera, os corintianos conseguem equilibrar a situação. Nos 20 jogos disputados no estádio, a equipe alvinegra garantiu 12 vitórias e quatro empates. O aproveitamento, portanto, é de 67% - hoje, inferior aos obtidos por São Paulo e Flamengo no Brasileirão. No ano passado, o Corinthians conquistou o título nacional ao garantir 63% dos pontos disputados.

Com Loss, o desempenho longe de São Paulo ainda piora. Em sete duelos, o Corinthians perdeu seis e venceu apenas um, o Vasco, em um campo neutro (a partida foi disputada no estádio Mané Garrincha, em Brasília). Mais eficiente após a parada da Copa, o time alvinegro conseguiu afastar a crise com outras vitórias importantes, mas os jogos como visitante seguem como um "calcanhar de Aquiles". Além de perder para Colo-Colo e Chapecoense, os corintianos foram superados também pelo São Paulo no Morumbi (3 a 1).

Doze pontos atrás do São Paulo na tabela do Brasileirão, o Corinthians aposta as fichas na partida de volta das quartas de final da Copa do Brasil. O time, que venceu a Chapecoense em São Paulo por 1 a 0, elimina o rival com um empate na Arena Condá. Qualquer revés por um gol de diferença leva a decisão para os pênaltis.

Na Libertadores, a situação é exatamente ao contrário. Derrotado em Santiago, o Corinthians buscará a virada em Itaquera no próximo dia 29, assim como fez em duas oportunidades na atual temporada. Na reta final do Campeonato Paulista, a equipe conseguiu a virada na Arena depois de perder para Bragantino e São Paulo fora de casa.

Últimas do seu time