Se o clube deseja vencer o Mineiro pela 43ª vez, Levir Culpi busca sua quinta conquista

Se o clube deseja vencer o Mineiro pela 43ª vez, Levir Culpi busca sua quinta conquista

Nenhum outro time venceu o Campeonato Mineiro tantas vezes como venceu o Atlético-MG. São 42 conquistas do clube que venceu a 1ª edição, em 1915. No banco de reservas está Levir Culpi, o treinador que mais vezes venceu a competição nos últimos 20 anos. Em busca do título que escapou em 2014, o Atlético inicia sua caminhada neste domingo, às 17h, contra o Tupi, no Estádio Independência.

Se o clube deseja vencer o Mineiro pela 43ª vez, Levir Culpi busca sua quinta conquista, sendo dois títulos por cada um dos principais rivais de Minas Gerais. Em 95 e 2007 ele venceu com o Atlético, enquanto ganhou em 96 e 98 com o Cruzeiro.

"O campeonato regional também é uma competição interessante, especialmente para o mercado de trabalho. Vocês sabem que a grande maioria dos profissionais disputa apenas o estadual, só a minoria vai até o final do ano. Então é um campeonato que temos de respeitar e procurar melhorar. É interessante também para manter a rivalidade regional", comentou o treinador, que no comando alvinegro tem 100% de aproveitamento no Mineiro, já que venceu as duas edições que disputou no comando do Atlético.

Além de começar com vitória na competição, o domingo de Levir Culpi pode ser com outras duas marcas. Uma já é certa, pois ele vai chegar aos 228 jogos no comando do Atlético e se isolar como terceiro que mais treinou o time. Outra marca é a dos 400 gols. Sob o comando de Levir, a equipe alvinegra anotou 397 tentos. E no que depender da vontade dos atacantes, esse número também vai ser alcançado diante do Tupi.

"Na primeira partida a parte física da equipe respondeu muito bem. Jogamos contra uma equipe que está nas oitavas da Champions League e comparando o nível, fizemos uma grande partida. Fiz quatro gols, mas poderíamos fazer seis, oito gols. O time respondeu fisicamente e a tendência é melhorar com a sequência de partidas. Além disso a equipe vem com muita confiança da temporada, passada, pois estava jogando bem e venceu uma Copa do Brasil", completou o atacante Lucas Pratto, que pode repetir os feitos de Tardelli e Jô, com gols nas primeiras partidas pelo Atlético.

Favorito no duelo desta tarde, o time alvinegro também pode ser considerado o principal candidato para vencer o Campeonato Mineiro. Pelo menos teoricamente, como avalia Levir Culpi. Para o treinador, o fato de o Cruzeiro ter mudado vários jogadores pode ser uma vantagem para o Atlético. Mas como o próprio técnico faz o alerta, é apenas na teoria.

"Posso responder isso: teoricamente. Passamos com a base pronta de um ano para o outro e já tivemos um final de temporada muito bom. E o time que se desfaz, que muda muito, já temos conhecimento sobre isso, sempre pena mais para ajudar a equipe. Então, teoricamente é isso, mas na prática pode acontecer o contrário"

Se o Atlético está completo e não tem problemas para a estreia, com exceção do meia Guilherme, que já não atua desde outubro do ano passado, o Tupi tem alguns desfalques. Por conta de problemas burocrático o técnico Felipe Surian perdeu dois titulares. O lateral-esquerdo Thiaguinho e o meia Ygor estão fora do jogo. Fabrício Soares deve ser improvisado na lateral, enquanto Ulisses é o mais cotado para jogar no meio.

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG X TUPI

Data: 1 de fevereiro de 2015, domingo
Horário: 17h (de Brasília)
Local: Independência, em Belo Horizonte (MG)
Motivo: 1ª rodada do Campeonato Mineiro
Árbitro: Marco Aurélio Fazekas Ferreira (MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (FIFA/MG) e Márcio Eustáquio Santiago (CBF/FMF)

ATLÉTICO-MG: Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Jemerson e Douglas Santos; Leandro Donizete, Rafael Carioca, Dátolo e Luan; Carlos e Lucas Pratto
Técnico: Levir Culpi

TUPI: Glaysson; Paulo Roberto, Silvio, Maílson e Fabrício Soares; Genalvo, Noé, Ulisses, Marco Goiano e Danilo; Daniel Morais
Técnico: Felipe Surian

Foto: UOL

Últimas do seu time