Treinador já chegou perto, mas jamais venceu a competição

Treinador já chegou perto, mas jamais venceu a competição

O sonho do técnico Levir Culpi era vencer a Copa Libertadores com o Atlético-MG e ter a chance de disputar a Copa do Mundo de Clubes. Sonho que não vai poder ser concretizado em 2015. Agora, o treinador alvinegro tem uma nova meta para a temporada: conseguir vencer o Campeonato Brasileiro pela primeira vez na carreira.

Campeão da Copa do Brasil em duas oportunidades, Levir ainda não venceu a principal competição do país. E ele chegou perto algumas vezes, como os dois vice-campeonatos com Cruzeiro e Atlético-PR, em 1998 e 2004, respectivamente, além de duas semifinais, ambas com o próprio Atlético-MG, em 1994 e 2001. Apesar de ainda não ter conquistado o Brasileirão, o treinador tem experiência de sobra na competição.

Entre os 20 treinadores da Série A ele é o quarto mais velho, com 62 anos, atrás apenas de Felipão (66), Oswaldo Oliveira (64) e Vanderlei Luxemburgo (63). Com tantas participações no currículo, além de acessos na Série B, o treinador se preparado para vencer o Brasileirão. Caminhando para a aposentadoria, assunto que já tocou algumas vezes, Levir Culpi entende que 2015 é a hora de conseguir esse título que ainda não conseguiu.

"Um deles ficou para trás, mas tem muita coisa pela frente. Posso trocar esse sonho pela conquista do Brasileiro. Seria um ótimo momento para a conquista do Brasileiro", comentou.

Embora ainda não tenha vencido a competição, Levir sabe muito bem o que é preciso fazer para chegar ao título. O UOL Esporte tirou cinco pontos da entrevista do treinador que ilustram bem o caminho que o Atlético vai seguir nas próximas 37 rodadas, para que Levir conquiste o Brasileirão pela primeira vez e o clube alvinegro acabe com um jejum e quase 44 anos.

Foco no Brasileiro

Levir Culpi iniciou sua quarta passagem pelo Atlético em abril do ano passado. Comandou o time em 37 das 38 rodadas da última edição do Brasileiro. Mas sempre com o foco dividido entre Libertadores, Recopa Sul-Americana e Copa do Brasil. Agora, não tem essa desculpa. O Brasileirão é a prioridade na Cidade do Galo. "Tivemos mudanças quando cheguei, no meio do campeonato. Não consegui encontrar um caminho regular".

Time base em ação

Sem ter que dividir atenções e com tempo de preparação suficiente entre as partidas, pelo menos nas primeiras rodadas da competição, Levir projeta um Atlético bem mais competitivo e entrosado nos próximos confrontos. "Nesses últimos jogos, em cinco mantivemos uma regularidade interessante. Se conseguimos mantiver a base de sete ou oito jogando, estaremos em breve com um time regular, jogando bem. A gente conta com tudo, contusões, suspensões. O time deverá estar estabilizado e o caminho da regularidade está próximo".

Vencer os pequenos fora de BH

Em 2014 o Atlético foi o quinto colocado do Campeonato Brasileiro, mas em nenhum momento chegou perto do Cruzeiro para tentar disputar o título. Além da grande campanha do rival, o time alvinegro pecou diante de equipes de menor tradição, especialmente longe de Belo Horizonte. Se o Atlético conseguia se dar bem nos clássicos nacionais, perdeu muitos pontos para as equipes que terminaram na faixa intermediária da classificação ou foram rebaixadas. Contra Bahia, Botafogo, Criciúma e Vitória, os rebaixados, o Atlético venceu apenas três vezes em oito jogos. "Lembro de várias partidas fora de casa e deixamos vários pontos para os times das últimas colocações. Jogamos bem contra os principais times e deixamos pontos para os últimos colocados".

Concentração total

Um dos fatores que faz o Atlético sofrer em jogos contra times pequenos e até mesmo se ver obrigado a virar partidas dentro de casa é a falta de mobilização adequada. O treinador alvinegro lembra que o clássico com o Cruzeiro recebe uma atenção especial, tanto que já são 11 jogos de invencibilidade sobre o rival. Até mesmo em 2015 o time sofreu com isso no Campeonato Mineiro e na Copa Libertadores. Algo que Levir Culpi não quer ver mais na Cidade do Galo, já que todas as partidas são decisivas no formato de pontos corridos. "Nós brasileiros somos assim, temos muita motivação e emoção. Disputamos o clássico com o Cruzeiro e todos se mobilizam, o clube, a cidade. Há uma diferença em relação à expectativa do jogo. Na realidade estamos lutando por três pontos e todos os jogos são importantes".

Força do elenco

Desde que assumiu o Atlético, Levir jamais pediu por reforços durante as entrevistas. Pelo contrário. O treinador sempre exaltou o elenco que tem em mãos e passa confiança para quem vai entrar jogando. A boa exibição da equipe reserva contra o time titular do Palmeiras confirma um pouco do que diz Levir sobre o bom elenco do Atlético. Mas o treinador não descarta chegadas de reforços e nem a saída de algumas peças. Deixa um clima de mistério sobre possíveis mudanças. "O elenco não está completamente fechado, mas ninguém que tenha que chegar. Pode ser alguém para sair. Mas para ficar fechado ainda falta um pouquinho".

Foto: UOL

Últimas do seu time