Com o sucesso das estrelas, a equipe dirigida pelo holandês Louis van Gaal bateu o Queens Park Rangers por 4 a 0 e conseguiu a primeira vitória no atual Campeonato Inglês

Com o sucesso das estrelas, a equipe dirigida pelo holandês Louis van Gaal bateu o Queens Park Rangers por 4 a 0 e conseguiu a primeira vitória no atual Campeonato Inglês

O início de temporada não vinha sendo nada bom para o Manchester United. O domingo (14), em contrapartida, foi quase perfeito. Ángel Di María marcou pela primeira vez no clube, Radamel Falcao García estreou e Wayne Rooney igualou uma marca de Thierry Henry. Com o sucesso das estrelas, a equipe dirigida pelo holandês Louis van Gaal bateu o Queens Park Rangers por 4 a 0 e conseguiu a primeira vitória no atual Campeonato Inglês.

O Manchester United corria risco de igualar uma série incômoda. Na fase moderna da Premier League, desde o início dos anos 1990, o time jamais havia ficado sem vencer nas quatro primeiras rodadas.

No entanto, o QPR mostrou ser o adversário ideal para uma recuperação. A vitória deste domingo foi a sexta consecutiva do Manchester United em confrontos com o rival. O time de Van Gaal tem agora cinco pontos ganhos no Campeonato Inglês (um triunfo, dois empates e uma derrota).

A construção da reação do Manchester United no Campeonato Inglês passa diretamente pela reação das estrelas. Além de Di María, que fez grande jogo, Rooney igualou neste domingo a marca de Thierry Henry como terceiro maior artilheiro da história da Premier League.

O melhor: Ángel Di María. Um dia depois de o Real Madrid ter perdido em casa para o Atlético de Madri, o meia argentino mostrou por que a torcida merengue deve sentir saudade. Além de ter sido o principal articulador do Manchester United, deu sorte em dois momentos cruciais. No primeiro tempo, bateu falta para a área e acabou fazendo o gol que abriu o placar. Na etapa final, bateu cruzado na direção do gol e acertou um passe para Mata fazer.

O pior: Isla. O lateral do Queens Park Rangers foi inseguro, permitiu muitos avanços do Manchester United pelo lado esquerdo e ainda errou muitos passes. Perdeu quase todos os duelos individuais.

Toque dos técnicos: Louis Van Gaal montou um meio-campo extremamente leve, com Di María pela esquerda e Herrera pela direita. O Manchester United teve mais mobilidade desde o início e conseguiu controlar a posse de bola - coisa que o QPR, com uma formação mais pesada, não fez.

Para compensar o meio-campo leve, Van Gaal montou uma linha de defesa com quatro jogadores. O brasileiro Rafael e o argentino Rojo tiveram pouca liberdade, mas conseguiram fazer jogadas de fundo em alguns momentos.

O QPR começou com duas linhas de quatro jogadores, com Phillips na armação e um jogador isolado na frente. O time conseguiu apenas uma finalização no primeiro tempo e virou perdendo por 3 a 0. Na etapa final, os visitantes adotaram formação um pouco mais aberta e tentaram ficar com a bola. Para isso, chegaram a abrir mão de um dos volantes - o brasileiro Sandro foi substituído.

Para lembrar:

De primeira. O primeiro gol de Di María com a camisa do Manchester United aconteceu em cobrança de falta. Curiosamente, ele não marcou dessa forma em todo o período de Real Madrid.

Fazia tempo. O último argentino a fazer um gol de falta no Campeonato Inglês havia sido Carlitos Tevez, que fez dessa forma em 17 de maio de 2011. No Manchester United, Di María foi o primeiro não britânico a anotar um gol de falta desde 2009 – o último havia sido o português Cristiano Ronaldo, que também usava a camisa 7 da equipe.

Histórico. O Manchester United jamais havia tido dois gols de jogadores espanhóis em uma mesma partida (Herrera e Mata marcaram neste domingo). Além disso, Falcao García tornou-se o primeiro colombiano a entrar em campo com a camisa do clube inglês.

Empatados. Com o gol marcado neste domingo, Wayne Rooney chegou a 175 na Premier League. Ele empatou com Thierry Henry como terceiro maior goleador da história do torneio - os dois primeiros são Alan Shearer (260) e Andy Cole (189).

Crise. Se o Manchester United evitou neste domingo o pior início na história da Premier League, o QPR ratificou um começo ruim de temporada. A derrota foi a terceira em quatro jogos. Com três pontos ganhos, o time está cada vez mais perto da zona de rebaixamento.

Do outro lado. O QPR teve entre os titulares o zagueiro Rio Ferdinand, 35, um dos maiores nomes da história recente do Manchester United. A despeito de não ter mais a velocidade de outrora, o defensor mostrou qualidade e foi o líder de desarmes da partida.

Foto: UOL

Últimas do seu time