Juiz ignora pênalti em favor do Tigre e Colorado aproveita para matar no finalzinho do jogo

Juiz ignora pênalti em favor do Tigre e Colorado aproveita para matar no finalzinho do jogo

O pior negócio que pode acontecer a um time é vencer um jogo de futebol com a ajuda da arbitragem, quando nem precisaria dessa vitória pelo fato de já ter praticamente alcançado seu objetivo principal na competição que está disputando. 

 

Foi exatamente isso que aconteceu com o Internacional. na partida em que venceu o Criciúma pelo placar de 3 a 2 neste sábado, no estádio Heriberto Hülse, em Santa Catarina.  

 

Depois de estar vencendo o time dono da casa por 2 a 0, beneficiado com um gol contra, a equipe comandada por Guto Ferreira caiu de produção e passou a ser dominada pelo Tigre catarinense na segunda metade do primeiro tempo, que acabou descontando no placar antes do final da etapa inicial. 

 

Logo no início do tempo complementar, já se tornava visível o maior volume de jogo do esquadrão catarinense, que chegou ao gol de empate numa cobrança de penalidade, legitimamente apitada pela arbitragem, posto que de tão cristalina nem suscitou reclamação.  

 

Mas o Criciúma queria mais, pois tinha consciência de que possuía futebol e condicionamento físico para encarar o visitante de igual para igual, sem deixar prevalecer a maior hierarquia técnica  do grande clube gaúcho em relação à agremiação catarinense de menor porte.  

 

Bem orientado taticamente, o time dirigido pelo experiente Beto Campos (campeão Gaúcho de 2017 pelo Novo Hamburgo) continuou insistindo no ataque em busca da vitória, até que aos 20 minutos da etapa final conquistou o direito de virar o placar quando o atacante Silvinho foi visivelmente atropelado na área, numa situação claríssima de pênalti que o juiz fez questão de não apitar.

 

Por que emprego o termo "fez questão" ? Pela singela razão de que ficou claro aos olhos de todos que o arbitro Wagner Reway (MT) só não apitou a referida penalidade por sentir-se constrangido em assinalar dois pênaltis a favor de um clube pequeno diante de um clube grande, em tão curto espaço de tempo, já que fazia poucos minutos que tinha apitado a penalidade que o Criciúma converteu. 

 

Em situações como essa, a gente que comenta futebol em todas as divisões fica muito à vontade para afirmar que clube de primeira grandeza disputando as séries secundárias do campeonato brasileiro vive em determinados jogos situação de "foro privilegiado" no que diz respeito aos critérios de arbitragem.

 

Corroborando a tese, vale lembrar o juiz paranaense que não teve nenhum constrangimento em apitar quatro pênaltis a favor do Internacional, naquele jogo diante do Náutico no primeiro turno do campeonato da série B, certamente por se tratar de decisões favoráveis ao clube gaúcho, que possui maior grandeza do que aquela entidade esportiva de Pernambuco.

 

O único saldo positivo que resta ao torcedor colorado, numa vitória imerecida como essa, conquistada com a ajuda do famigerado "apito amigo", são os três pontos na tabela, embora como falei antes não façam a menor falta para garantir ao Inter o retorno à série A em 2018 e até mesmo a conquista do Brasileirão da série B. 

 

Como saldo negativa, fica a aflição de ver o seu time jogando pouco futebol diante de uma das equipes menos privilegiadas na tabela do campeonato, tal como tem acontecido em outros confrontos até com com times de menor qualificação do que o Criciúma, o que não permite fazer uma projeção positiva sobre a participação virtualmente garantida do time de Guto Ferreira no certame da divisão principal do ano que vem. 

 

Para ser sincero e honesto com os que me concedem o privilegio de sua leitura, eu diria que com o futebol apresentado pelo Inter, em seu melhor momento nos jogos da sério B,  esse time do Guto Ferreira, se estivesse disputando a série A deste ano, estaria ocupando não mais do que o miolo da tabela,  um pouco mais próximo da Zona de Rebaixamento do que do cobiçado G-6, que leva à Libertadores.

 

Refiro-me exclusivamente à inexistência de um padrão de jogo que corresponda à qualificação do grupo de jogadores que ora vestem a gloriosa camisa colorada, que sem dúvida está entre os melhores do país, haja vista a qualidade técnica de atletas como D´Alessandro, Leandro Damião, Wlilliam Pottker, Danilo Fernandes e outros. 

 

Preciso dizer o que a meu ver está faltando ao Inter para praticar um futebol ao nível de sua grandeza como Clube ?

 

Acho que não. Para um bom entendedor, meia palavra basta. Não é mesmo ?

 

Fale com nosso comentarista Lino Tavaresjornalino@gmail.com - facebook lino tavares, lino mídia celebrities e planeta artes estrelas - Portal Terceiro Tempo - Linotícias Portal International - Rede de Mídia On Line (Portal Brasil News, Semanário Virtualino On Line, Rio On Line Jornal, Jornal Eletrônio Entertainment News e On Line Jornal Porto Alegre)

 

Últimas do seu time