Dana White já tentou vender Ronda Rousey como a maior estrela do MMA na atualidade, com boas doses de exagero

Dana White já tentou vender Ronda Rousey como a maior estrela do MMA na atualidade, com boas doses de exagero

Dana White já tentou vender Ronda Rousey como a maior estrela do MMA na atualidade, com boas doses de exagero. Mas, para este fim de semana, no UFC 184, as declarações do presidente do evento viraram realidade, por necessidade. Com suas maiores estrelas em crise, devido aos casos de doping de Jon Jones e Anderson Silva e a lesão que tirou Chris Weidman deste mesmo card, a campeã pego galo defende seu cinturão com o peso da organização em suas costas.

No sábado, em Los Angeles, Ronda entra no octógono do Ultimate pela quinta vez. A rival é Cat Zingano, uma compatriota que deveria ter sido sua rival como técnica do The Ultimate Fighter, em 2013, mas que se lesionou, deixou o reality show e teve de superar dramas extra-MMA para voltar ao posto de desafiante. O evento é importante para o MMA feminino como um todo, já que tem as mulheres em sua maior exposição. A ex-campeã de boxe Holly Holm estreia contra Raquel Pennington na luta coprincipal.

O papel de Ronda foi ampliado para este UFC 184. Se antes ela seria ofuscada pela disputa entre Chris Weidman e Vitor Belfort pelo cinturão dos médios, a lesão na costela do campeão a promoveu ao combate principal da noite e completou a lista de problemas do evento com as estrelas, após Jon Jones ser pego usando cocaína, Anderson Silva ser flagrado com anabolizantes e Cain Velásquez se lesionar mais uma vez.

Com suas atuações dominantes, ensaios sensuais e status de vilã, por conta das frases polêmicas, Ronda já era uma das principais estrelas do "segundo escalão" do UFC, intercalando participações em lutas principais (UFC 157 e UFC 170), com coprincipais (UFC 168 e UFC 175).

Ronda ainda busca o respeito por parte dos especialistas e é 7ª colocada no ranking peso por peso do UFC, contando todas as categorias. Vencer Zingano pode fazê-la conquistar este respeito, já que a compatriota é uma das rivais mais duras de sua carreira.

A desafiante está invicta com nove vitórias e teve resultados expressivos, nocauteando Miesha Tate e Amanda Nunes, tornando-se potencialmente o maior desafio da carreira de Ronda se a luta ficar em pé. Zingano deve tentar fugir do clinch e das quedas com suas joelhadas e cotoveladas, enquanto Ronda deve utilizar sua agilidade para se aproximar da rival e colocá-la em posição de aplicar suas famosas chaves de braço.

"Cat é diferente, não só porque está invicta, mas ela tem esse espírito destemido que não vi ninguém mostrar até agora. Ela já esteve perdendo lutas, mas volta e acaba com sua adversária. Ela não é intimidável, então eu nem tentarei fazer isso", elogiou Ronda. "Ela é a rival mais completa que já apareceu em minha frente."

É assim que a própria Zingano se vê. "Sou a rival mais perigosa para ela com certeza. Não acho que ela teve tempo de se preparar para mim. Não há tempo em uma preparação para se equiparar a tudo que passei", afirmou ela, que passou por uma série de dramas antes deste retorno ao octógono, incluindo lesões e a morte do marido, por suicídio.

Campeã de boxe estreia em posição de destaque

Os olhos estarão voltados também para outra loira, Holly Holm. Campeã de boxe pelas principais organizações do esporte, ela iniciou sua jornada no MMA em 2011. O fato de treinar na mesma academia de Jon Jones e de ver a ascensão das artes marciais mistas, usou seus conhecimentos na nobre arte e no kickboxing para mudar de carreira.

Holm já tem sete lutas de MMA e está invicta, com seis vitórias por nocaute – algumas na base dos chutes. A norte-americana começa sua jornada contra Raquel Pennington, rival de cartel fraco, cinco vitórias e quatro derrotas.

Ronda Rousey é uma das possíveis rivais que elogiou muito a contratação de Holm pelo Ultimate. "Tenho os olhos nela há um tempo, e ela é uma lutadora excitante. Não é normal uma pugilista nocauteando gente com chutes no MMA", disse a campeã.

Entre os brasileiros, o UFC 184 tem Gleison Tibau no card principal. Ele foi chamado às pressas para substituir um lesionado e encara Tony Ferguson um mês e uma semana depois de conquistar sua terceira vitória seguida no evento. No preliminar, Dhiego Lima faz seu segundo combate no UFC e tenta a terceira vitória, encarando Tim Means. Valmir Lazaro, que estreou com derrota em agosto, encara James Krause para se recuperar.

Já Roan Jucão tem parada dura ao enfrentar Mark Muñoz pelo peso médio. Muñoz vem de duas derrotas, mas já foi cotado como uma das principais potências da categoria. Jucão faz sua estreia no UFC, com cartel de 19 triunfos e 9 reveses, com cinco vitórias seguidas.

Foto: UOL

Últimas do seu time