As seleções de Portugal e México garantiram neste sábado (24) classificação para as semifinais da Copa das Confederações

As seleções de Portugal e México garantiram neste sábado (24) classificação para as semifinais da Copa das Confederações

Do Uol, em São Paulo

Em São Petersburgo, Portugal derrotou a frágil Nova Zelândia por 4 a 0, com gols de Cristiano Ronaldo, de pênalti, Bernardo Silva, André Silva e Nani. Em Kazan, o México bateu a Rússia, anfitriã da competição, por 2 a 1, de virada. Samedov abriu o placar. Néstor Araujo e Lozano viraram.

Portugal terminou esta primeira fase na liderança do grupo A, com sete pontos e cinco de saldo de gols. O México ficou na segunda posição, também com sete pontos, mas dois de saldo. A Rússia, mesmo jogando com o apoio da sua torcida, somou quatro pontos e está eliminada. A Nova Zelândia, por sua vez, se despediu do torneio com três derrotas em três jogos.

Portugueses e mexicanos vão conhecer os seus adversários na semifinal no domingo (25), quando será finalizado o grupo B, que conta com Chile, Alemanha, Austrália e Camarões.

Festa portuguesa

A seleção de Portugal demorou um pouco para engrenar contra a fraca Nova Zelândia, mas conseguiu abrir o placar aos 33 minutos do primeiro tempo, com um gol de pênalti (sofrido por Danilo). Quatro minutos depois, Bernardo Silva aproveitou um cruzamento rasteiro da esquerda e mandou para as redes. No intervalo, Silva teve que ser substituído por Pizzi, pois torceu o tornozelo no momento em que marcou o gol. Na segunda etapa, em bela jogada individual, André Silva fez mais um, enquanto Nani fechou o placar.

Aclamado e... Nervoso?

Cristiano Ronaldo era dúvida para a partida, mas foi escalado entre os titulares. Como era de se esperar, ele foi muito aclamado pela torcida local. Na hora do hino português, por exemplo, quando o atacante apareceu no telão, muitos torcedores começaram a gritar. No segundo tempo, ele foi substituído por Nani e parece não ter gostado. Fez cara de poucos amigos, tanto que o técnico de Portugal, Fernando Santos, o chamou para conversar.

Golaço?

Escalado pela TV Bandeirantes para o jogo entre Portugal e Nova Zelândia, José Luis Datena voltou a fazer uma narração empolgada, assim como já havia acontecido na Eurocopa de 2016, e não foi perdoado pelos internautas. Datena gritou "golaço" nos dois gols de Portugal no primeiro tempo do duelo, o primeiro no pênalti convertido por Cristiano Ronaldo. O segundo gol também ganhou a alcunha de golaço.

Anfitriões estão fora

A Rússia, dona da casa, mostrou que tem muito o que melhorar para a Copa do Mundo de 2018. O time sai da Copa das Confederações com uma vitória (contra Nova Zelândia) e duas derrotas (para Portugal e México). Já os mexicanos continuam na luta para conquistar o bicampeonato do torneio (venceram em 1999).

Foi pênalti ou não?

O sistema de árbitro de vídeo voltou a entrar em ação neste sábado na partida entre México e Rússia. Aos 17 minutos do primeiro tempo, Smolov caiu na área e pediu pênalti. O árbitro do jogo nada marcou, mas solicitou a ajuda do vídeo, para a festa da torcida local. Porém, após a análise, ele não voltou atrás em sua decisão. Na segunda etapa, o México anotou um gol validado pela arbitragem de campo. No entanto, segundos depois, o árbitro de vídeo apontou o impedimento.

Situação do grupo B

Chile (que tem quatro pontos) e Alemanha (também com quatro pontos) precisam apenas de um empate para se classificar para a semifinal. Os chilenos encaram a Austrália (um ponto), enquanto os alemães enfrentam Camarões (também um ponto).

Crédito da foto: Mladen Antonov/AFP Photo - retirada do UOL

Últimas do seu time