O goleiro, de 40 anos, jogou 17 deles na Juve. Foto: Marco Bertorello/AFP

O goleiro, de 40 anos, jogou 17 deles na Juve. Foto: Marco Bertorello/AFP

Se a Juventus já tinha garantido o heptacampeonato do Italiano com antecedência, o último jogo do campeonato foi reservado para a emoção e as homenagens a Gianluigi Buffon, o maior goleiro da história do clube e um de seus grandes ídolos, que fez sua última partida após 17 anos em Turim.

A Juve venceu o Hellas Verona por 2 a 1, com gols de Rugani e Pianic no segundo tempo (Cerci diminuiu para o Verona), mas as arquibancadas vibraram mesmo com cânticos em homenagem ao goleiro de 40 anos, que ainda não decidiu se encerrará a carreira ou jogará por outros clubes.

O capitão foi substituído aos 17min do segundo tempo, o que desencadeou o momento mais emotivo da partida. Ao deixar o gramado sob intensos aplausos, Buffon abraçou cada um de seus companheiros e foi beijado por eles, cumprimentou seus adversários e abandonou o campo de Turim pela última vez.

 

MASSIMO PINCA/REUTERS

 

As câmeras da transmissão filmaram torcedores, entre velhos e crianças, chorando nas arquibancadas, atacados pela nostalgia. A família do goleiro, incluindo um de seus filhos, também chorou. Ao sentar no banco de reservas, o goleiro fechou os olhos e deu um longo suspiro.

Em seu lugar entrou Carlo Pinsoglio, que alguns minutos depois tomou o gol de Cerci.

Buffon começou a ser festejado ainda no aquecimento, quando puxou a fila de entrada no gramado e foi ovacionado pela torcida no Allianz Stadium. Foram estendidas faixas com seu rosto e com inscrições como "herói imortal". O capitão cumprimentou a torcida pessoalmente e recebeu uma placa para marcar sua passagem pelo time.

 

STEFANO RELLANDINI/REUTERS

 

O time jogou com a palavra "Un1co" inscrita no uniforme, em referência a ele.

Quando a Juventus alargou o placar no meio do segundo tempo, os torcedores intensificaram a frequência dos cantos por Buffon, e o goleiro agradeceu batendo palmas à torcida.

 

MASSIMO PINCA/REUTERS

 

Defesas ele fez poucas, mas se envolveu em um lance controverso no qual derrubou um atacante do Verona. O juiz deixou o jogo seguir sem marcar pênalti.

Antes da partida começar, jogadores que atuam com ele, como o argentino Paulo Dybala, também publicaram mensagens de carinho ao capitão.

Ainda houve tempo do goleiro brasileiro Nicolas, do Hellas Veronas, defender um pênalti mal marcado a favor da Juventus.

Últimas do seu time