Primeiro colocado do Grupo C, o Palmeiras com 24 pontos e limita a disputa a apenas um concorrente

Primeiro colocado do Grupo C, o Palmeiras com 24 pontos e limita a disputa a apenas um concorrente

José Edgar de Matos
Do UOL, em São Paulo (SP)

Em uma noite de testes, o futebol não comoveu o torcedor presente no Allianz Parque. No entanto, o Palmeiras venceu pela quinta vez consecutiva no Campeonato Paulista. Com gols do experientes Rafael Marques e Felipe Melo, que balançou as redes pela primeira vez, a equipe `mista´ alviverde – com apenas três titulares - venceu o Mirassol por 2 a 0 e se aproximou ainda mais de garantir a melhor campanha da fase de classificação.

Primeiro colocado do Grupo C, o Palmeiras com 24 pontos e limita a disputa a apenas um concorrente, o Corinthians, líder da chave A com 19 e que entra em campo nesta quinta-feira, contra o Red Bull, pela 10ª rodada. O Mirassol permanece com 14 e cai para a terceira posição no D, graças à vitória do Santos sobre o São Bento.

Eduardo Baptista usou o duelo desta quarta-feira, no qual não pôde contar com os convocados Dudu (Brasil), Alejandro Guerra (Venezuela) e Miguel Borja e Yerry Mina (Colômbia), para testar novas opções. Apenas três titulares (Fernando Prass, Edu Dracena e Felipe Melo) em campo, e nomes preteridos até então ganharam chance.

Melhor para Rafael Marques, escalado de última hora após Tchê Tchê sofrer com desgaste muscular. O camisa 19 anotou o gol palmeirense na primeira oportunidade em uma partida oficial neste ano. O `Ousado´ Felipe Melo, próximo ao fim do duelo, fechou o marcador ao anotar o primeiro gol com a camisa do Palmeiras.

Os reservas podem ter mais uma oportunidade, em virtude da confortável vantagem palmeirense. No sábado, a equipe de Eduardo Baptista recebe, a partir das 16h (de Brasília), o Audax, novamente no Allianz Parque. O Mirassol, em contrapartida, encara o Novorizontino na mesma data, mas às 18h30, fora de casa.

Quem foi bem: Róger Guedes

Dono de números representativos nos últimos dois jogos palmeirenses, quando distribuiu três assistências, Róger Guedes foi quem mais se destacou entre as opções testadas no time titular por Eduardo Baptista. O atacante participou das melhores ações ofensivas pelo lado direito do ataque e ainda sofreu a falta que originou o gol palmeirense. O escanteio que gerou o gol de Felipe Melo também ocorreu depois de jogada do camisa 23.

Quem foi mal: Douglas Dias

Em uma partida na qual o Palmeiras demorou a acelerar o ritmo, o Mirassol sustentava com tranquilidade o placar sem gols. No entanto, graças a um erro de Douglas Dias, o time alviverde achou o tão esperado gol e assumiu o controle do jogo. O goleiro do Mirassol não segurou falta cobrada por Michel Bastos e ainda se atrapalhou após o arremate de Rafael Marques no rebote.

Quando a chance aparece...

...você precisa aproveitá-la. Assim, Rafael Marques termina a quarta-feira. Preterido pela comissão técnica neste início de temporada, o camisa 19 acabou beneficiado pelo corte de Tchê Tchê [desgaste físico] e estreou como titular na temporada. No primeiro jogo oficial, veio a recompensa: gol diante do Mirassol do jogador, um dos mais queridos pelos companheiros de Palmeiras.

Palmeiras acelera no 2º tempo

Depois de um primeiro tempo monótono, sem criatividade, o Palmeiras retornou do intervalo com um volume de jogo muito maior. As linhas de marcação se adiantaram, e o atual campeão nacional, enfim, incomodou o Mirassol. Michel Bastos, escalado como meio-campistas centralizado, cresceu de rendimento e criou as melhores jogadas junto a Róger Guedes.

Até reserva incorpora ideal de Baptista

Eduardo Baptista gosta de ressaltar um novo ponto do futebol moderno: a questão dos zagueiros como armadores de jogadas. Com Edu Dracena e Mina, o Palmeiras já apresentava esta novidade. Nesta quarta-feira foi a vez de Antônio Carlos incorporar o ideal do treinador. Foi dele o passe para Róger Guedes finalizar na melhor chance palmeirense antes do gol.

Oportunidade

Já classificado e com quatro desfalques nas seleções (Dudu, Borja, Mina e Guerra), o Palmeiras entrou em campo com apenas três titulares no Allianz Parque (Edu Dracena, Felipe Melo e Fernando Prass). Dos escalados por Eduardo Baptista nesta quarta-feira, Antônio Carlos e Rafael Marques ganharam as primeiras chances entre os 11. O atacante, inclusive, não entrara em nenhuma partida oficial no ano.

Um chute em 31min

Palmeiras e Mirassol realizaram um primeiro tempo monótono. A primeira finalização palmeirense, por exemplo, veio apenas aos 31min da primeira etapa, com Róger Guedes. O atacante recebeu pela ponta esquerda, cortou para o meio e arriscou de fora da área, mas a bola saiu fraca, fácil para defesa do goleiro do Mirassol.

Cadê o `meu, Palmeiras´?

Em uma partida sem muito valor competitivo para o já classificado, até o (bom) público se comportou de maneira diferente – mais 20 mil pessoas compareceram. A versão palmeirense do hino nacional, pelo menos nesta quarta, apareceu de maneira tímida no Allianz Parque; o canto é uma das marcas registradas da nova arena do campeão brasileiro.

Lar doce lar

A antecipada classificação palmeirense para o mata-mata do Paulista permitiu a Eduardo Baptista e comissão técnica mudarem de postura perante aos atletas para o compromisso diante do Mirassol. Apenas Raphael Veiga e Fabiano dormiram na Academia de Futebol, enquanto o restante dos relacionados foi liberado da concentração. A maior parte do elenco se apresentou na manhã desta quarta.

Tchê Tchê poupado

Poupado nesta quarta-feira (22), Tchê Tchê aproveitou para acompanhar a partida nas arquibancadas do Allianz Parque. Por meio das redes sociais, o camisa 8 do Palmeiras publicou um vídeo curto do jogo, demonstrando seu apoio aos companheiros. "Bora, Verdão", escreveu o volante.

Últimas do seu time