Desde a troca efetuada no comando técnico, o Cruzeiro alcançou três triunfos consecutivos

Desde a troca efetuada no comando técnico, o Cruzeiro alcançou três triunfos consecutivos

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

Desde a troca efetuada no comando técnico, o Cruzeiro alcançou três triunfos consecutivos – diante de Flamengo, Atlético-MG e Vasco. Nas duas rodadas seguintes, o aproveitamento foi reduzido a zero, com derrotas para Chapecoense e Coritiba. A postura da equipe nos cinco jogos disputados sob a batuta de Vanderlei Luxemburgo oscilou bastante. Mas por que isso tem acontecido? Parece que o próprio treinador já tem um diagnóstico.

1) Ausência de jogadores

O Cruzeiro não conta com nove jogadores, entre lesionados, suspensos e convocados, para o jogo diante do Grêmio, nesta quarta-feira, às 22h, em Porto Alegre. A situação é apontada por Vanderlei Luxemburgo: "Tudo que a gente falar nesse momento vocês vão interpretar como quiser. Se eu disser que tem muita gente no departamento médico, vai soar como desculpa. É um campeonato muito difícil. Essa coisa de o Cruzeiro não estar totalmente definido, nós ainda vamos sofrer bastante".

2) Falta de sorte

Embora tenha criticado a exibição de seus atletas no jogo contra a Chapecoense, pela oitava rodada, no jogo contra o Coritiba, nesse domingo, o treinador apontou a sorte como responsável pela derrota: "Até a hora que tomamos o gol, estávamos melhor no jogo, bem posicionados. Tivemos chance de sair na frente. Aí em um lance isolado, uma bola cruzada, eles conseguiram acertar a cabeçada".

3) Jogos fora de casa

O revés para a Chapecoense aconteceu em pleno Mineirão. Todavia, o tropeço contra o Coritiba ocorreu no Couto Pereira e, nesta quarta-feira, o Cruzeiro enfrentará o Grêmio em Porto Alegre. A sequência de jogos como visitante é um fator apontado pelo treinador: "Essa outra fase do bloco de quatro jogos tem três (jogos) fora de casa. Jogamos contra o Coritiba no Couto Pereira e depois contra o Grêmio lá (em Porto Alegre). A gente sabe da dificuldade".

4) Posicionamento de meia

A forma de jogo de Giorgian De Arrascaeta é outro ponto que deve ser alterado. O meia-atacante uruguaio, responsável por jogar centralizado desde a sua chegada à Toca da Raposa II, terá o posicionamento alterado nos próximos confrontos do bicampeão brasileiro: "Acho que o (Giorgian De) Arrascaeta, observando por dentro, tem muita gente próxima, o que diminui o espaço dele. Por fora, ele tem espaço para clarear a jogada. Você vê que ele fez duas jogadas. Ele precisa ter esse espaço para cruzar, lançar e pensar o jogo".

5) Pontaria ruim

Outro ponto que incomoda o treinador é o desperdício de oportunidades. As finalizações equivocadas diante do Coritiba incomodaram Vanderlei Luxemburgo. Ele crê que o Cruzeiro poderia 'matar o jogo' antes de sofrer o gol que acarretou em seu revés: "A equipe estava muito bem. Não fez uma partida excepcional, mas estava muito bem centrada dentro do campo. Muito bem posicionada, buscando as jogadas, marcando bem e sabendo o que o Coritiba ia fazer. O Cruzeiro merecia um resultado melhor. Mas futebol, se você não faz (o gol), o adversário sai na frente e depois para conseguir virar é complicado".

Foto: UOL

Últimas do seu time