Gol da vitória foi marcado por Hazard. Foto: AFP Photo/Ian Kington

Gol da vitória foi marcado por Hazard. Foto: AFP Photo/Ian Kington

O Chelsea é o campeão da Copa da Inglaterra. Neste sábado (19), a equipe de Londres fez o básico, segurou a pressão do Manchester United e venceu por 1 a 0 - gol de Hazard - em Wembley para ficar com o título da competição. A conquista ainda "salva" a temporada do clube, que foi mal no Campeonato Inglês, terminou apenas na 5ª colocação e não conseguiu a classificação para a próxima edição da Liga dos Campeões.

Na campanha do título, o Chelsea venceu Norwich (nos pênaltis), Newcastle (3 a 0), Hull City (4 a 0), Leicester (2 a 1) e Southampton (2 a 0). A equipe comandada por Antonio Conte volta a conquistar a Copa da Inglaterra desde a temporada 2011-12.

Quem foi bem: Courtois

O Chelsea só ficou com o título graças ao goleiro belga. Depois de pouco trabalhar no primeiro tempo, o camisa 13 garantiu que o United não marcasse com uma defesa atrás da outra na etapa final. A mais elástica e díficil veio aos 17 minutos, quando Courtois mostrou reflexo e foi buscar a bola no canto esquerdo rente à trave após cabeçada de Jones.

Quem foi mal: Lingard e Rashford

Escolhidos por José Mourinho para o setor ofensivo do United, os dois jovens jogadores revelados pelo clube não foram bem. Eles até criaram algumas chances na partida, mas pecaram na hora da finalização, vezes para fora e vezes nas defesas de Courtois, e acabaram substituido por Martial e Lukaku no segundo tempo. Do banco, viram o fim do jogo e o vice-campeonato da equipe de Manchester.

Hazard abre placar em cobrança de pênalti

 

REUTERS/Andrew Yates
Hazard fez de pênalti 1 a 0 para o Chelsea no primeiro tempo

 

Aos 22 minutos do primeiro tempo, Hazard recebeu em profundidade, entrou na área e foi derrubado por Jones. Pênalti. O camisa 10 foi para a cobrança, deslocou De Gea e bateu rasteiro no canto esquerdo do goleiro para inaugurar o marcador. Belo presente no 300º jogo dele com a camisa do clube londrino.

United assusta no fim do 1º tempo

Fora o gol de Hazard, o primeiro tempo não teve muitas chances. As duas melhores foram do United. Na melhor deles, já nos minutos finais, Pogba puxou contra-ataque e tocou para Alexis, que encontrou Rashford dentro da área. Porém, o chute do atacante saiu mascado e facilitou a vida da zaga do Chelsea.

Pressão vermelha no 2º tempo

Atrás do placar, a equipe comandada por José Mourinho se lançou ao ataque e praticamente dominou a etapa final em busca do gol de mpate. As (muitas) defesas de Courtois e a falta de pontaria de nomes como Pogba e Rashford no ataque fizeram com que o Chelsea continuasse na frente.

Willian começa no banco

Eleito o melhor jogador da temporada pelos próprios atletas do Chelsea, Willian virou reserva no time de Antonio Conte e começou a partida deste sábado no banco de reservas. O meia brasileiro só entrou nos acréscimos no lugar de Hazard e pouco fez nos minutos que ficou em campo.

United perde chance de igualar Arsenal

 

Reuters/Andrew Couldridge
Equipe de José Mourinho ficou com o vice-campeonato

 

Com a derrota na decisão, o United perdeu a chance de igualar o Arsenal no número de conquistas da Copa da Inglaterra. Os Gunners têm 13 títulos, enquanto os Red Devils permanecem com 12 taças.

VAR é usado em estreia

 

REUTERS/David Klein
VAR foi utilizado no segundo tempo da partida deste sábado

 

Esta foi a primeira final da história da Copa da Inglaterra que contou com VAR, o sistema de árbitro de vídeo. O recurso foi utilizado aos 18 minutos do segundo tempo depois que Alexis Sánchez marcou em posição irregular após bela defesa de Courtois. O bandeirinha já havia marcado o impedimento, e a posição foi confirmada pelo árbitro de vídeo logo na sequência. Mais tarde, Moses tentou driblar Ashley Young dentro da área, e a bola bateu no braço do lateral do United. Os jogadores do Chelsea pediram pênalti, o juiz Michael Oliver consultou o árbitro de vídeo, mas mandou seguir.

Últimas do seu time