Com 47 pontos, o Grêmio reduz para quatro a diferença de pontos em relação ao São Paulo

Com 47 pontos, o Grêmio reduz para quatro a diferença de pontos em relação ao São Paulo

Jeremias Wernek
Do UOL, em Porto Alegre

O Grêmio segue sua perseguição ao líder do Campeonato Brasileiro. Neste domingo (23), o time gaúcho chegou a ficar em desvantagem por duas vezes, mas virou para cima do Ceará. Os gols de Geromel, Thonny Anderson e Luan superaram os erros defensivos e garantiram resultado de 3 a 2 que mantém a equipe de Renato Gaúcho perto da ponta da tabela.

Com 47 pontos, o Grêmio reduz para quatro a diferença de pontos em relação ao São Paulo. O Internacional, segundo colocado, pode chegar a 52 ainda neste domingo. Mesmo assim, a distância será menor do que antes.

A vitória dentro da Arena não foi fácil. O Grêmio apresentou erros defensivos, mas conseguiu manter a cabeça no lugar para ir atrás do empate por duas vezes e ainda conseguiu a virada. Depois de marcar o terceiro, o time da casa ainda teve mais chances para marcar e deixar o triunfo mais elástico.

Na próxima rodada, o Grêmio visita o Fluminense e o Ceará recebe a Chapecoense. A partida do tricolor acontece no sábado, às 16h (Brasília) e o duelo em Pernambuco é domingo, às 19h.

Quem brilhou: Luan
Meia-atacante deu assistência para Geromel empatar de cabeça e marcou o gol da virada. Durante o jogo, oscilou. Errou passes, mas também decidiu. Nesse meio tempo, chegou a ouvir vaias de torcedores do Grêmio. No fim, foi peça-chave em mais uma vitória do time gaúcho.

Quem decepcionou: Ramiro
De volta ao lado direito do campo, camisa 17 errou passes. Falhou na recomposição e nem quando tentou curtir uma no ataque se deu bem. Em um jogo cheio de oscilações no time, Ramiro foi quem mais tempo ficou na parte debaixo da curva.

Grêmio erra e sofre na defesa

O Grêmio não repetiu a formação usada contra o Tucumán, na última terça-feira, pela Libertadores. Sem Alisson, vetado pelos médicos, Thonny Anderson foi escalado. A presença dele alterou a estratégia ofensiva, mas o maior problema do time gaúcho foi na defesa.

Com Maicon, Cícero e Léo Moura o Grêmio sofreu muito na hora de defender. Foi surpreendido pelo Ceará na base da velocidade e ficou atrás do placar duas vezes. Ainda empilhou erros incomuns de desatenção e posicionamento.

Técnica ajuda na frente
Everton perdeu, ao menos, duas chances dentro da área e antes o Grêmio já havia tentado por meio de chutes de média e longa distância. A mesma técnica explorada até então resolveu. Primeiro com Luan e grande cobrança de escanteio para Geromel fazer 1 a 1. E depois, com Léo Moura servindo Thonny Anderson gerando o 2 a 2. Na etapa final, o controle foi maior e novamente a qualidade marcou o confronto. Luan executou uma bela cobrança de falta e venceu o goleiro Everson.

Ceará vacila em cenário ideal
O Ceará conseguiu resistir ao jogo de posse do Grêmio no começo do jogo e abriu o placar. No entanto, pecou ao não manter a vantagem em bola parada. Depois, voltou a aproveitar espaços e marcou o 2 a 1. No final do primeiro tempo, novamente vacilou ao proteger a defesa. Apesar da oscilação, o time treinado por Lisca investiu em um jogo sem bola longa e sustentado em passes curtos, ultrapassagem e progressão.

Lisca reclama de Renato Gaúcho
No intervalo, com o placar em 2 a 2, Lisca foi até o trio de arbitragem para reclamar. O treinador do Ceará contestou a postura de Renato Gaúcho ao longo do primeiro tempo e também citou lance na área do Grêmio, onde a bola bateu em Maicon, pedindo pênalti.

Foto: Lucas Sabino/AGIF (via UOL)

Últimas do seu time