Renato Gaúcho breca crescimento de jovens do elenco do Grêmio

Renato Gaúcho breca crescimento de jovens do elenco do Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

Renato Gaúcho tem um perfil claro de indicações de jogadores: prefere os experientes. Principalmente para a disputa da Libertadores, o treinador repete neste ano o que já fez em 2011 e deixa o elenco gremista repleto de cascudos. Desta forma, freia o crescimento dos mais jovens e muda o perfil gremista.

Até então, Renato precisava - às vezes forçado pela situação - usar jogadores vindos das categorias de base. Roger Machado sofreu o mesmo no começo do ano anterior, e tal situação virou premissa do trabalho da direção do Grêmio.

E assim surgiram jogadores como Everton, Pedro Rocha, Luan, Walace, entre outros que ainda não possuem o mesmo status.

Porém, a tendência é que tal determinação freie um pouco. As contratações, segundo Renato quase todas indicadas por ele, mostram que os garotos terão que remar ainda mais para conseguir qualquer espaço.

Léo Moura, de 38 anos, jogará mais frequentemente que Leonardo, de 20 anos, - também contratado junto ao Boa. E a dupla, suplente de Edílson, impede sequer imaginar que Raul, formado no clube e com histórico de seleções de base, possa ser lembrado.

Na esquerda, a chegada de Cortez já tirou ao menos um posto de Iago, que mostrou bom rendimento nos jogos em que foi solicitado na temporada anterior. O volante Michel, de 26 anos, ocupa posto na reserva que poderia ser de Arthur ou Kaio.

Ao solicitar o retorno de Fernandinho, que defendeu o Flamengo, e Maxi Rodríguez, que esteve no Peñarol, Renato Gaúcho coloca atrás na hierarquia técnica jogadores como Lincoln, Ty e Tilica. Guilherme, também oriundo da base, foi emprestado exatamente por não ter chances.

E no ataque, a chegada de Jael, de 28 anos, foi símbolo para a liberação de Batista, emprestado ao Tondela, de Portugal.

A direção do Grêmio ainda não fechou o elenco. Promete mais dois zagueiros, talvez um volante. Mas não serão contratações em condições de titularidade. Pelo contrário, jogadores que completarão o elenco de trabalho.

Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Últimas do seu time