A residência fica no município de Alvorada, na região metropolitana de Porto Alegre

A residência fica no município de Alvorada, na região metropolitana de Porto Alegre

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

O muro da casa em frente à residência da mãe da jovem Patrícia Moreira, flagrada pelas câmeras de transmissão do jogo entre Grêmio e Santos no dia 28 de agosto chamando o goleiro Aranha de 'macaco', foi pichada. O autor do vandalismo chama a moça de 23 anos de 'Vaca do Grêmio' por conta da atitude de injúria racial.

A residência fica no município de Alvorada, na região metropolitana de Porto Alegre. Patrícia não morava com a mãe, mas sozinha na zona norte da capital gaúcha. Porém desde o caso deixou a cidade e busca reclusão. Além disso, passa por tratamento com psicólogo e ainda tenta retomar a rotina de vida. A casa onde morava foi alugada.

A pichação, feita no dia 19 de novembro, diz "Patrícia vaca do Grêmio" e é perceptível ao deixar a casa da mãe da torcedora. Em contato com a reportagem do UOL Esporte, o advogado de Patrícia, Alexandre Rossato adiantou que irá incluir imagens do vandalismo no processo, mesmo que ele tenha sido suspenso na última segunda-feira.

Não é a primeira resposta da sociedade ao caso. Quando depôs na 4ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre, Patrícia foi alvo de xingamentos de um grupo que luta pelos direitos dos negros. E a residência em que morou, em Porto Alegre, foi alvo de uma tentativa de incêndio. Há relatos, ainda, de apedrejamento da casa tão logo as imagens do jogo da Copa do Brasil foram divulgadas.

Processo de injúria racial é suspenso

Nesta segunda-feira (24), o processo de injúria racial contra Patrícia Moreira, Éder Braga, Rodrigo Rychter e Fernando Ascal, torcedores do Grêmio identificados cometendo tais atos contra o camisa 1 do Santos no duelo entre as equipes, foi suspenso. A pena, que poderia ser de um a três anos de reclusão e pagamento de multa após julgamento, foi alterada para comparecimento a uma delegacia de polícia em dias de jogo do Grêmio, em qualquer praça. Eles ficarão de uma hora antes do evento até uma hora depois no local.

O processo não foi extinto. A situação de não assistirem os jogos do time gaúcho se estende até agosto do ano que vem. Com cumprimento da determinação, aí sim o caso será encerrado. Se algum deles cometer qualquer crime ou descumprir a ordem, responderá pelo processo.

Por conta dos atos da torcida, o Grêmio foi julgado no STJD e punido, em segundo instância, com a perda de três pontos na Copa do Brasil. Como foi derrotado pelo Santos naquela partida, acabou eliminado da competição sem sequer o jogo de volta.

Foto: UOL

Últimas do seu time