Município mineiro recebe milhares de foliões anualmente

Município mineiro recebe milhares de foliões anualmente

Famoso, o Carnaval da cidade mineira de Muzambinho, foi nomeado como um dos melhores do Brasil.

A Folha Regional de Muzambinho publicou matéria relativa ao assunto, sobre as 19 cidades mais conceituadas, em ordem aleatória.

A matéria do jornal muzambinhense segue abaixo, na íntegra.

Para muita gente o feriado do Carnaval é o período mais esperado do ano. Independentemente de quais sejam os planos, o pessoal sempre se agita para viajar e curtir pelo menos aqueles quatro dias de folia com a família ou com os amigos. Sim, as batucadas do samba, as danças e as músicas populares de uma das festas mais concorridas do planeta fazem a alegria de milhões de foliões que vem e vão de várias partes do país e do mundo.

Como tem gosto pra tudo, no Carnaval não seria diferente. E para àqueles que preferem ficar de fora dos grandes desfiles ou ainda pagar uma nota preta para correr atrás dos famosos trios elétricos, as marchinhas e os tradicionais blocos das cidades espalhados de norte a sul do Brasil são um prato cheio de diversão. Assim, a Expedia Brasil veio dar uma mãozinha listando as 19 melhores cidades para aproveitar o carnaval de rua lembrando, sem nenhuma ordem em particular. Olha só:

1. Votuporanga, São Paulo
Também conhecida como a `Cidade das Brisas Suaves´,  Votuporanga leva a fama de realizar o maior carnaval do interior paulista são 50 horas de festa com muitas atrações. O destaque é o Bloco Ôba que leva os grandes nomes da música nacional para o Centro de Lazer do Trabalhador. A novidade esse ano é que há voos fretados exclusivos para o festival partindo de Guarulhos, em São Paulo; e do Galeão, no Rio de Janeiro.

2. Caconde, São Paulo
O clima de tranquilidade da Estância Climática de Caconde é, digamos, comprometido quando chega o Carnaval. A festa nas ruas é bem animada e o contraste da folia com as belezas naturais da região torna o passeio ainda mais especial. A apenas 50km de Poços de Caldas, a cidade recebe foliões tanto do sul de Minas Gerais como das cidades grandes tipo Campinas e Ribeirão Preto.

3. Ibirá, São Paulo
Outro tesouro escondido no interior paulista, as fontes naturais com suas águas vanádicas medicinais não são os únicos motivos que levam os turistas a Ibirá. Considerada a festa mais importante do calendário de eventos da cidade, o Carnaval é muito bem organizado e, para se ter uma ideia, a arrecadação durante as cinco noites de folia é equivalente a receita anual do município.

4. Diamantina, Minas Gerais
No topo da lista dos melhores carnavais de rua do Brasil e um dos maiores em público de Minas Gerais, a festa em Diamantina lota as ruas e praças do centro histórico até o amanhecer. No início do dia acontece o desfile de blocos caricatos com destaque para o Sapo Seco e o Xica da Silva. À noite a Praça do Mercado Velho é o ponto de encontro da tradicional percussão das bandas Batcaverna e Bartucada.

5. Ouro Preto, Minas Gerais
O maior conjunto homogêneo de arquitetura barroca do Brasil dá lugar a uma festa divertida onde os blocos de rua se tornam a atração principal da cidade por alguns dias. Os foliões de plantão sugerem comprar os abadás direto no site oficial dos blocos para garantir o melhor preço. E para não perder nenhum dia do carnaval em Ouro Preto, existem excursões com saídas de Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

6. Ouro Fino, Minas Gerais
Pode se preparar para apreciar um patrimônio arquitetônico invejável com casarões centenário de cair o queixo. Porém, esteja ainda mais preparado para se divertir a valer com as tradicionais marchinhas de carnaval e sambas-enredo que marcaram época, além de uma estrutura completa para assistir os desfiles das escolas de samba de Ouro Fino.

7. Brazópolis, Minas Gerais
Em meio a muito verde, serras e cachoeiras, Brazópolis fica a pouco menos de 60km de Campos do Jordão. O clima delicioso da montanha é perfeito para aproveitar as bandas durante a tarde ou até as matinês para quem estiver com os pequenos, e no fim do dia curtir os blocos de rua na maior animação.

8. Muzambinho, Minas Gerais
O Carnaval de rua de Muzambinho tem várias atrações em uma estrutura com área coberta, praça de alimentação, segurança em toda a avenida e banheiros químicos. A festa reúne blocos populares como o Verme´ e Cia considerado o maior de Minas Gerais que agita a moçada com bandas de Axé e muita azaração.

Claudia Leitte foi destaque em 2016 e retorna neste ano com a Banda Verme´s. Foto: Folha Regional de Muzambinho/Dorinha

9. João Pessoa, Paraíba
Os 24 quilômetros de orla já fazem a fama da capital paraibana onde é verão quase o ano inteiro. No Carnaval o clima fica ainda mais quente quando os tradicionais blocos e arrastões de João Pessoa tornam a cidade um estouro de alegria. Com mais de 200 blocos cadastrados, o maior é o Muriçosas do Miramar, que é garantia de diversão.

10. Aruanã, Goiás
A vista privilegiada da cidade fica por conta de um dos rios mais lindos do mundo e, sem pestanejar, o Carnaval de Aruanã é realizado à margem do Rio Araguaia com uma agenda de shows bastante diversificada que lota a Praça Couto Magalhães. Para agradar todas as tribos, tem ainda o Concurso de Blocos; o Carnacriança (matinê para crianças); e a Marchafolia (matinê das máscaras).

11. Goianésia, Goiás
O Carnaval de rua da `Princesa do Vale do São Patrício´ é uma bela festa típica goiana. O ritmo também segue as tradições regionais e as músicas mais tocadas combinam todas as nuances no maior estilo sertanejo. Um dos espaços mais concorridos para aproveitar a folia é o Camarote Sumiu Uai!

12. Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Com uma das programação mais movimentadas do Brasil, o Carnaval do Rio não se resume apenas no sambódromo, os blocos de rua da cidade são uma animação só. Entre tantos outros, alguns para lembrar: Banda do Leme, Cordão do Bola Preta, Bloco da Preta e Suvaco do Cristo. Tem também os bailes nos tradicionais hotéis no Rio de Janeiro e nos clubes espalhados pela cidade, além da popular festa na Cinelândia.

13. Maragojipe, Bahia
Mantendo a tradição secular inspirada no carnaval de Veneza, a praça principal da linda cidade do Recôncavo Baiano se transforma em um baile de máscaras a céu aberto. A festança mistura ritmos e gêneros musicais como shows de afoxé, MPB, fanfarras e muito samba, combinados com a arte e as entidades culturais da Bahia.

14. Antonina, Paraná
O famoso Carnaval de Antonina é o mais popular de todo o estado do Paraná e um dos mais animados da região sul do Brasil. A Avenida do samba é aberta na segunda-feira para dar espaço aos tradicionais blocos, com destaque para o Bumba Meu Boi e o Apinagés. Durante os quatro dias do feriado também há inúmeros bailes públicos e concursos de fantasias.

15. Jaguari, Rio Grande do Sul
A mega estrutura de camarotes, praça de alimentação, iluminação e ornamentação na Avenida Severiano de Almeida é para receber os foliões em uma mistura de cores, ritmos e muita animação. A festa ainda reúne a Folia Oficial do Carnaval no calçadão de Jaguari e diversas matinês infantis nos clubes da cidade.

16. Florianópolis, Santa Catarina
Os encantos da ilha se incorporam a magia do carnaval e a cidade transborda de alegria com atividades para todas as idades. As praias viram uma festa com bandas e DJ´s, os clubes da cidade promovem o mais autêntico carnaval de salão, enquanto alguns bairros como Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui são invadidos pelos animados blocos de rua.

17. Olinda, Pernambuco
As ruas do centro histórico de Olinda colocam os foliões para dançar ao som de muito frevo, maracatu, samba e afoxé. Além das opções dos famosos camarotes com open bar e serviços exclusivos, os blocos também se concentram em alguns pontos das ladeiras com shows espalhados pela cidade.

18. Bezerros, Pernambuco
Conhecida como “Folia do Papangu”, a festa mais ilustre da região coloca a cidade entre um dos carnavais mais concorridos do estado de Pernambuco. A tradição centenária é marcada pelos `Papangus de Bezerros´ desfilando suas máscaras coloridas, que são verdadeiras obras de arte confeccionadas pelos artesões locais.

19. Vila Velha, Espírito Santo
Já bastante conhecida por suas lindas praias e belezas naturais que percorrem os 32 quilômetros do seu litoral, Vila Velha também é famosa pelos seu carnaval de rua. O batuque dos pandeiros, tambores e tamborins se manifestam acompanhando os blocos da cidade como os populares 14 Bis, Galão, Orla Folia e Acuda Mamãe.

FONTE:  VIAJANDO COM A EXPEDIA: https://viajando.expedia.com.br/19-menores-e-melhores-cidades-para-carnaval-de-rua-no-brasil/

Últimas do seu time