Grupo fará homenagem devido aos dois anos do "Milagre do Horto"

Grupo fará homenagem devido aos dois anos do "Milagre do Horto"

A data 30 de maio de 2013 está marcada na memória de cada torcedor do Atlético-MG. Foi quando o goleiro Victor deixou de ser mortal para alguns atleticanos para se tornar santo, ao defender a cobrança de pênalti no colombiano Riascos, então no Tijuana-MEX, aos 48 minutos do segundo tempo. A defesa colocou o Atlético na semifinal da Libertadores daquele ano, que posteriormente seria vencida pelo clube alvinegro.

Para marcar os dois anos do "Milagre do Horto", como um grupo de torcedores refere ao lance, os 'Devotos de São Victor', como se autodenominam, estão organizando uma procissão e inauguração de um altar feito pelo artista Alexandre Mancini. Apesar dos termos religiosos, o evento nada mais é do que a celebração de um momento marcante na história do Atlético.

"A nossa ideia é tornar o dia 30 de maio um acontecimento para o atleticano. Para ele saber que todos os anos vai ter o evento para celebrar a defesa do Victor", contou o ilustrador André Fidusi, um dos organizadores, lembrando que no mesmo dia vai ser feita uma campanha de doação de agasalhos.

A procissão vai dar a volta no Estádio Independência, que fica no bairro Horto, em Belo Horizonte. Mas nada de velas ou água benta, os atleticanos prometem levar sinalizadores e muito chope para festejar mais um ano da 'canonização de São Victor do Horto'. De acordo com a organização do evento, a concentração está prevista a partir das 16h, no portão 10 do estádio.

"Ano passado o evento foi em um bar próximo do estádio e ficou bem cheio. Agora deve ter muito mais gente, por ser no sábado e pela divulgação que estamos fazendo. Até por ser a torcida do Atlético e um evento totalmente aberto, fica difícil até estipular", comentou André Fidusi.

Além da procissão, em breve vai ser lançado um livro sobre o dia 30 de maio, com relatos de atleticanos famosos e anônimos sobre o impacto que teve aquele lance na vida de cada um. Entre os relatos das personalidades, está o do próprio goleiro atleticano. A publicação, no entanto, ainda não tem uma data prevista para ser lançada.

Foto: UOL

Últimas do seu time