Grêmio conseguiu ótimo aproveitamento fora de casa no Brasileirão de 2013, com Renato

Grêmio conseguiu ótimo aproveitamento fora de casa no Brasileirão de 2013, com Renato

Jeremias Wernek
Do UOL, em Porto Alegre

O Grêmio quer brigar pelo título do Campeonato Brasileiro e sabe que, para se manter no seleto grupo de pretendentes, terá de fazer algo difícil: ter boa campanha como visitante. A última vez que o Tricolor conseguiu bons números fora de casa foi exatamente sob o comando de Renato Gaúcho, em 2013. Aquele trabalho serve como inspiração.

Contratado após a queda de Vanderlei Luxemburgo, Renato ajudou o Grêmio a somar 25 pontos como visitante. A campanha só foi inferior ao campeão Cruzeiro, que amealhou 31 pontos fora de seus domínios.

Em 2014, o Grêmio teve a sexta melhor campanha fora de casa: 21 pontos. No ano seguinte, foi terceiro melhor visitante, com 23 pontos acumulados. Em 2016 ficou bem longe disso, com apenas 16 pontos longe da Arena.

"O Campeonato Brasileiro tem a regularidade como questão mais importante. Isso significa ganhar e fazer bons jogos com quem compete contigo. A nossa avaliação não fala em módulos de jogos. O que importa é o time permanentemente somar pontos, em casa e fora. Essa é a regra de praticamente todos os campeões. O Grêmio tem que fazer campanha em casa e fora", disse Romildo Bolzan Jr., presidente do Grêmio.

Envolvido na Libertadores e na Copa do Brasil, com classificação encaminhada em ambas competições, o Grêmio ainda não fala em preservação no Brasileirão. Mas nas próximas rodadas alguns atletas poderão ser poupados.

"É impossível você jogar sempre com a mesma equipe em três competições. Impossível. Ninguém consegue, não tem nenhum ser humano que aguente. Nem se a gente quisesse. A cada jogo eu estudo bem e já vou antecipando, daqui a pouquinho vai ter uma outra equipe para jogar", afirmou Renato Gaúcho.

Enquanto não dosa suas forças, o Grêmio tem uma chance para arrancar bem como visitante. No domingo, o time enfrenta o Atlético-PR pela segunda rodada do Brasileirão. A primeira fora de casa. E a fórmula de Renato Gaúcho, em 2013, precisa ser aplicada para ajudar o time na corrida por uma boa campanha.

Foto: UOL

Últimas do seu time