Atlético-MG conta com a força no time no Estádio Independência para brigar pelo título brasileiro

Atlético-MG conta com a força no time no Estádio Independência para brigar pelo título brasileiro

Victor Martins
Do UOL, em Belo Horizonte

O Atlético-MG briga para ser campeão brasileiro e precisa tirar cinco pontos de diferença para o Corinthians. Neste momento, ser perfeito como mandante é fundamental para terminar a competição como líder e acabar com um jejum de quase 44 anos. Algo que o time e torcida sabem muito bem como fazer e esperam repetir o que aconteceu em um passado recente, a partir do duelo com o Internacional, dia 14/10, , próxima quarta-feira, às 19h30.

Sem dúvida alguma o Independência foi o estádio mais temido no futebol brasileiro nas temporadas 2012 e 2013. Uma única derrota teve a equipe alvinegra em dois anos na então recém-inaugurada Arena do Horto. Revés que aconteceu para o Atlético-PR uma semana depois da conquista da Copa Libertadores, com time e torcida alvinegros ainda comemorando o inédito título continental.

Enfrentar o Atlético em Belo Horizonte continua como um dos compromissos mais complicados do calendário brasileiro. Mas a mística do "caiu no Horto, tá morto" já não é mais a mesma. Depois do Atlético-PR outras equipes também bateram o Atlético no Horto, inclusive o Tombense. Mas para quem precisa tirar cinco pontos de diferença, a busca é por 100% de aproveitamento nesta reta final.

"Até o final do campeonato nós temos cinco jogos em casa e não podemos deixar escapar sequer um ponto. Temos que conquistar todos os pontos possíveis jogando no Independência, e buscando também pontos fora. Então é um jogo como uma final de campeonato. Qualquer tropeço dentro de casa pode nos custar realmente o título, então não podemos errar mais. E, por se tratar de um jogo em casa, tem que ser erro zero para continuar essa caça ao Corinthians", comentou o atacante Thiago Ribeiro.

Neste Brasileiro o Atlético tem 73% de aproveitamento como mandante, porém não atuou todas as partidas no Independência. Mané Garrincha e o Mineirão foram os outros palcos utilizados pela equipe alvinegra. No Horto foram nove partidas, com seis vitórias, duas derrotas e um empate. Aproveitamento de 65%.

O lateral Marcos Rocha tem uma explicação para esse baixo aproveitamento no Independência. "Acho que é pela ansiedade de querer vencer logo, fazer os gols. A gente acaba dando espaços e sofrendo com os contra-ataques. Mas não podemos fugir das nossas características, que é marcar sob pressão, uma equipe bem agrupada para fazer o contra-ataque. Tenho certeza que a gente vai fazer mais um grande jogo, principalmente com o apoio da nossa torcida", disse o camisa 2 do Atlético, que aposta na maturidade da equipe para o Atlético fazer uma reta final perfeita dentro de casa.

"Nossa equipe ganhou bastante maturidade e experiência. Temos um equilíbrio para jogar fora de casa. Então é fazer a nossa parte, principalmente dentro de casa. É tentar encurtar o máximo esses cinco pontos, para no dia do jogo tão esperado, a gente possa tirar essa diferença", completou Marcos Rocha, lembrando que Atlético e Corinthians vão se enfrentar no dia 1/11, no Independência, pela 34ª rodada.

Foto: UOL

Últimas do seu time