Piloto da Hero Motorsport estará no final do mês em Paul Ricard. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

Piloto da Hero Motorsport estará no final do mês em Paul Ricard. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

O piloto Bruno Baptista, da Hero Motorsport, falou ao Portal Terceiro Tempo durante o almoço promovido pela FS Hero nesta quarta-feira (17), na Churrascaria Fogo de Chão na Vila Olímpia, zona oeste da capital paulista.

Bruno, de 21 anos, que compete pela Porsche Cup e Stock Car (é o mais jovem do grid), será o representante brasileiro no shootout global da Porsche alemã, que acontece entre 29 de outubro e 2 de novembro no circuito de Paul Ricard, na França.

Depois de uma carreira inteira nos monopostos, até 2017, Bruno Baptista regressou da Europa para competir na Stock Car pela Hero Motorsport e também defender as cores da empresa na Porsche, que lhe possibilitou esta oportunidade.

JOVEM, MAS MADURO

"Eu acho que é natural o amadurecimento como piloto, com os anos passando, mudando de categoria, dependendo de patrocinador, hoje eu tenho responsabilidades com a Hero, e sua cabeça vai mudando, você vai se tornando homem, e hoje eu posso dizer que sou 100% responsável, e com certeza isso vai me ajudar muito lá na Porsche. Acredito que haverá pilotos mais jovens que eu e esse amadurecimento vai ser um ponto positivo para mim, que talvez outros pilotos não tenham", avalia Bruno Baptista.

SOBRE O PROCESSO SELETIVO NA FRANÇA (SHOOTOUT)

"O carro que usaremos na França será o mesmo daqui, o 4.0, mas sem o ABS, então a inteção deles é realmente saber sobre a qualidae dos pilotos, quem conseguirá administrar mais os freios, os pneus. No primeiro dia vai ser um trabalho fora da pista, eles não detalharam, mas eu acredito que deva ser uma atividade com a imprensa, como os pilotos se posicionam com a imprensa, também deve ter algo em termos físicos com os pilotos e nos outros dias serão o tempo todo de pista, com o carro. Eles não nos avisaram se será como em um final de semana de corridas, vai ser uma surrpresa para todos. O circuito, Paul Ricard, eles nos avisaram que seria lá há dois dias, só nos falaram para comprarmos passagens para Marselha. É uma pista que eu já conhece, o que certamente vai me ajudar", pondera Bruno.

Bruno Baptista, que estará em Paul Ricard entre 29 de outubro e 2 de novembro. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

 

Nonô Figueiredo, diretor esportivo da Hero Motorsport, com larga experiência no automobilismo internacional e nacional (na Stock foram 195 GPs entre 1995 e 2014), comentou sobre a evolução de Bruno Baptista.

ADAPTAÇÃO

"O Bruno tem 21 anos e está enfrentando este baita desafio, que é sair dos monopostos, dos carros de fórmula, do ambiente europeu e vir para a Stock Car que é uma categoria ultra competitiva, entre as mais difíceis do mundo, um carro que pesa mais que o dobro que um carro de fórmula, então esta adaptação nunca é fácil e vem sendo um processo de aprendizagem, de evolução e um desafio, porque a Stock também não te dá um tempo para você ter o resultado, não só a Stock, mas qualquer categoria top, você tem que chegar e performar, então o Bruno enfrenta este desafio, é cobrado para performar e vem evoluindo bastante, vem já disputando as corridas com pilotos já consagrados da categoria e faz parte, a equipe vem dando todo o suporte para ele, que vem dando o máximo, e estamos projetando um 2019 em que ele vai poder brigar pelo título da temporada, projeta Nonô.

`TOCADA´NA PORSCHE E STOCK

"Não chega a ser tão difícil, porque no final das contas a gente `mede´o carro pelo tempo, pelo peso, tipo de pneu, então a sensibilidade para um piloto guiar o Porsche e o Stock são parecidas, apesar de serem carros obviamente diferentes, um com motor dianteiro e outro traseiro, mas o Bruno tem esta facilidade de adaptação, isso ele já mostrou, é que sempre são desafios novos. Corrida, por mais que você tenha estado com o mesmo carro, a pista muda, a temperatura muda, o pneu, o acerto, então o piloto tem que se adaptar muito rápido. Cada vez temos menos treinos, porque isso implica em custos, e o automboilismo mundial vem em um processo de reduzir custos com o tempo em que o carro está na pista e a gente não pode errar, não temos esse `luxo´. No caso da Stock Car, o Bruno tem 12 corridas no ano, 12 finais de semana e ele tem que ser perfeito, não é como em outras profissões que você tem 200 dias no ano para errar e tentar de novo, então é preciso se preparar ao máximo, e não só o Bruno, mas a equipe, o mecânico, o engenheiro, é um conjunto, destaca Nonô Figueiredo.

Nonô Figueiredo, diretor esportivo da Hero Motorsport, falou com exclusividade ao Portal Terceiro Tempo. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

 

Dener Pires, diretor geral da Porsch GT3 Cup, falou inicilamente sobre o Junior Program, explicando sobre a escolha de Bruno Baptista para o evento da matriz alemã,  e em seguida elogiou o piloto de 21 anos que estará na França.

A ESCOLHA

"O Junior Program já é um programa que acontece na Europa, a Porsche promove esse programa, vários pilotos do mundo todo que disputam campeonatos oficiais da Porsche vão pra lá nesta data para fazer esta seleção e a gente está fazendo esta seleção brasileira e já aconteceu a primeira edição em fevereiro deste ano para os selecionados correrem a temporada de 2018, mas o correto, que é o que está acontecendo agora, é acontecer no final do ano para a próxima temporada (2019). O Bruno, apesar de não ter participado do programa junior, está indo porque em 2017 ele e o Rodrigo Baptista eram os únicos que estavam conosco dentro da faixa etária. De agora em diante, todos os que irão para a Alemanha virão do processo de seleção brasileira", pontuou Dener Pires.

IMPRESSÕES SOBRE BRUNO BAPTISTA

"O Bruno me impressionou muito na primeira corrida dele com a gente, que foi no final de 2015, uma prova de endurance e ele estava correndo na Europa de monoposto e veio aqui correr em dupla com o seu tio, o Ricardo Baptista e ele andou muito bem, muto bem mesmo. Acho que foi realmente a primeira competição dele e pelos tempos deu pra ver o quanto ele foi bem. Depois em 2016 e 2017 ele fez temporadas na Europa (de monopostos) e quando ele voltou eu percebi o quanto ele estava ainda mais rápido e maduro, mas não tem como dizer que esta transição de monopostos para um carro de GT (Porsche) e turismo (Stock Car) é delicada, com muitas coisas diferentes, peso, aerodinâmica, freios diferentes, e ele está em uma grande evolução neste ano e em 2019 ele estará em um patamar muito mais elevado", acredita Pires.

Dener Pires, diretor geral da Porsche GT3 Cup. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

 

O Porsche com o qual Bruno Baptista compete no Brasil, no estacionamento da Churrascaria Fogo de Chão da Vila Olímpia. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

 

Escudo estilizado do Botafogo de Ribeirão Preto, do sócio torcedor do clube, no teto do carro de Bruno Baptista. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

Reginaldo Leme, um dos jornalistas que esteve presente ao evento. À direita de Reginaldo, de paletó azul, Alberto Leite (CEO da Hero) e à esquerda , de paletó escuro, Newton Machado, da Hero Motorsport. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

 

Jornalistas durante o almoço, entre eles, Rodolpho Siqueira (da assessoria da Hero), Rogério Elias, Charles Marzanasco e Alexander Grünwald. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

 

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