A seis rodadas do fim, o Nacional aponta os candidatos à Libertadores da América e ao rebaixamento à Série B. Cruzeiro tem bicampeonato encaminhado. Confira!

A seis rodadas do fim, o Nacional aponta os candidatos à Libertadores da América e ao rebaixamento à Série B. Cruzeiro tem bicampeonato encaminhado. Confira!

O Brasileirão entra em sua reta final e já aponta quais clubes sonham e quais já vivem o pesadelo da segunda divisão. A matemática coloca ainda muitos clubes com chance de escapar da degola e até de bater campeão, mas a realidade é outra, basta analisar os números e o desempenho de cada time na competição.

Cruzeiro tem o bicampeonato encaminhado. Pode perder o caneco para São Paulo e Internacional, por exemplo? Pode, claro. Mas é improvável que isso aconteça, até pela campanha dos times. Para mim, a Raposa já levou o caneco há algumas rodadas e com toda justiça, diga-se.

Já na parte debaixo da tabela, Criciúma e Bahia podem ainda escapar, mas não mostram poder de reação e devem amargar a queda para a Segundona. Acredito que seis clubes lutam ainda contra a degola, incluindo o Palmeiras, que tem 39 pontos e está a cinco do primeiro time da zona do descenso, que é o Coritiba.

O Alviverde tem Atlético-MG (casa) e São Paulo (fora) nas próximas rodadas e com duas derrotas pode mergulhar de novo na zona da degola. Por isso é preciso ficar em alerta e concentrado. Qualquer vacilo agora pode ser fatal.

Em tempo: acredito que o Palmeiras não cai. Até porque o time tem mostrado poder de reação, o que não tem acontecido com os rivais diretos à degola, mas acho cedo para comemorar a fuga. É preciso manter a faca entre os dentes e jogar para somar o maior número de pontos.

Figueirense, Chapecoense, Vitória, Coritiba e Botafogo seguem na briga contra a degola. Duelos diretos, de seis pontos, e que definirão os degolas deste ano. A briga promete ser boa e a emoção enorme.

Na parte de cima da tabela, o G-4 mobiliza as atenções. O título, como escrevi acima, já é do Cruzeiro. No entanto, as vagas para a Libertadores da América prometem emoção.

A briga está acirrada e com pelo menos seis clubes para quatro ou três vagas vaga, o que depende dos resultados da Copa do Brasil e Copa Sul-Americana.

São Paulo e Internacional estão com desempenho de clubes que conseguirão a vaga à competição continental de forma direta, sem sustos. Abaixo deles, Fluminense, Atlético-MG, Grêmio e Corinthians seguem na briga. Todos, inclusive, com 54 pontos, o que expõe o equilíbrio entre os rivais.

No entanto, dos clubes citados, o Fluminense atravessa melhor momento e leva vantagem sobre os demais. Acredito que até o Grêmio esteja acima de Corinthians e Atlético-MG e um pouco mais “vivo” na luta pelas vagas.

Entre os clubes que brigam por um lugar na próxima edição da Libertadores da América e contra a degola estão times como Flamengo e Santos, que ocupam um lugar no meio da tabela e apenas cumprem tabela a partir de agora.

Estes clubes já podem mirar a próxima temporada e com isso perder o foco na competição, o que de certa forma deixaria os confrontos desiguais. Atlético-PR e Goiás estão também neste grupo da zona de conforto.

 

Acesse o Blog Salgueiro FC

Twitter: @salgueirofc

Foto: UOL

  

 

Últimas do seu time