O alvinegro volta a campo nesta quarta-feira, quando visitará o Volta Redonda, no estádio Raulino de Oliveira

O alvinegro volta a campo nesta quarta-feira, quando visitará o Volta Redonda, no estádio Raulino de Oliveira

O Botafogo não teve vida fácil, mas venceu o Boavista por 1 a 0 na estréia do Campeonato Carioca, neste sábado, em São Januário. Roger Carvalho, de cabeça, salvou o Alvinegro já no segundo tempo. A partida, no entanto, foi marcado por lances curiosos. O primeiro deles ocorreu na etapa inicial, quando o goleiro Jefferson dominou bola e mostrou qualidade ao dar uma caneta no atacante Anselmo. Mas o placar só foi magro porque Bill não estava em um bom dia. O jogador perdeu gol sem goleiro e tem tudo para vestir a camisa no Inacrteditável FC – brincadeira da TV Globo que presenteia autores de lances como esse.

O Botafogo volta a campo nesta quarta-feira, quando visitará o Volta Redonda, no estádio Raulino de Oliveira. O Boavista, por sua vez, receberá a Cabofriense na quinta-feira, em Saquarema.

Fases do jogo: A partida se iniciou com ambas as equipes com muita disposição. Com uma marcação apertada, Botafogo e Boavista não deixavam o rival pensar muito tempo com a bola nos pés. Principalmente por isso, os times não tiveram chances claras de gols, já que as defesas levavam vantagem sobre os ataques.

Com futebol fraquíssimo, Botafogo e Boavista sequer chegavam ao gol adversário. Prova disso é que o único momento de vibração da torcida alvinegra ocorreu aos 42min. E isso porque o goleiro Jefferson dominou a bola dentro da área e aplicou linda caneta no atacante Anselmo. O lance empolgou os botafoguenses que quase marcaram com Diego Jardel, que chutou por cima do gol de Dida, na única finalização do primeiro tempo.

"Não tivemos toque de bola. Treinamos muito isso durante a pré-temporada e não estamos conseguindo fazer isso. Vamos colocar ainda mais vontade para conseguir a vitória no segundo tempo jogando pelos lados", disse Rodrigo Pimpão na saída de campo.

E foi justamente pelas jogadas do lado de campo que o Botafogo iniciou o segundo tempo. Com apenas alguns minutos, Gilberto fez boa jogada pela direita, driblou e foi derrubado pelo zagueiro do Boavista, ignorado pela arbitragem. No lance seguinte, o lateral quase marcou: invadiu a área e chutou na trave. No rebote, Bill, sem gioleiro, acertou o travessão nas melhores oportunidades do jogo.

Após esse lance, o Botafogo pressionou ainda mais o adversário em busca do primeiro gol. Jobson , Fernandes e Sassá entraram nas vagas de Rodrigo Pimpão, Gegê Diego Jardel. Jobson mostrou estar com vontade e participou de duas grandes jogadas, sendo travado na hora do chute já dentro  da pequena área.

De tanto insistir, o Botafogo chegou ao seu gol. Aos 37min do segundo tempo, Roger Carvalho subiu bem e cabeceou com firmeza para abrir o placar. Em vantagem, o Alvinegro manteve a posse de bola e só atacava quando o Boavista vacilava, evitando se expor a contra-ataques.

O melhor: Gilberto – apesar de clara deficiência no cruzamento, o lateral direito foi muito bem no apoio ao ataque. Ele criou as principais oportunidades da equipe e, inclusive, uma pancada na trave do goleiro do Boavista.

O pior: Diego Jardel – Com a camisa 10, apoiador teve atuação apagada. Mostra ter qualidade, mas esteve abaixo do que vinha apresentando nos jogos-treinos

Chave do jogo: Insistência – Após um primeiro tempo apagado, o Botafogo voltou completamente diferente na etapa complementar, A pressão foi grande com duas bolas na trave até abrir o placar. Roger Carvalho, de cabeça, salvou o Alvinegro.

Para lembrar: O Botafogo não pôde jogar a estreia do Campeonato Carioca no Engenhão. O estádio sofre com obras no entorno e foi vetado, levando a partida para São Januário. A casa do Alvinegro voltará no dia 7, contra o Bonsucesso.

BOTAFOGO 1 X 0 BOAVISTA

Local: Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 31 de janeiro de 2012, neste sábado
Horário: 17 horas (horário de Brasília)
Árbitro: Philip Georg Bennett
Assistentes: Dibert Pedrosa e Carlos Henrique Alves

BOTAFOGO
Jefferson; Gilberto, Roger Carvalho, Renan Fonseca e Thiago Carleto; Marcelo Mattos, Willian Arão, Gegê (Fernandes) e Diego Jardel (Sassá); Rodrigo Pimpão (Jobson) e Bill
Técnico: René Simões

BOAVISTA
Dida; Yago, Bruno Costa, Edmário e Jeff Silva (Claudio Pagodinho); Vitor Faíska, Fábio Azevedo, Erick Flores e Francismar (Jeferson); Edu (Thiaguinho) e Anselmo.
Técnico: Antônio Carlos Roy

Foto: UOL

Últimas do seu time