Mesmo que Sheik pegue pena máxima, ele ainda poderá entrar em campo em partidas válidas pela Copa do Brasil

Mesmo que Sheik pegue pena máxima, ele ainda poderá entrar em campo em partidas válidas pela Copa do Brasil

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

O Botafogo espera uma severa punição para Emerson Sheik, após a polêmica entre jogador e CBF (Confederação Brasileira de Futebol) na última quarta-feira, durante a derrota para o Bahia, no Maracanã. A missão para o departamento jurídico do clube é clara: minimizar o estrago e reduzir o máximo possível o gancho do jogador.

Emerson foi denunciado em três artigos: 243-F (Ofensa a arbitragem), 254 (Jogada violenta), e 258 (Atitude reiterada de afronta e reclamação contra instituições e autoridades com claro intuito intimidatório e desrespeitoso através da mídia) todos do CBJD. A pena pode chegar até a 18 jogos, o que representaria o fim da sua passagem pelo Botafogo – faltam 16 partidas no Brasileiro.

Mesmo que Sheik pegue pena máxima, ele ainda poderá entrar em campo em partidas válidas pela Copa do Brasil. Isso porque a denúncia ocorreu em um jogo do Campeonato Brasileiro e a punição caberia apenas a partida da mesma competição. O Alvinegro está nas quartas de final, onde enfrentará o Santos – Grêmio foi eliminado devido a atos racistas no caso Aranha.

O principal temor do Botafogo é com relação às críticas feitas por Emerson à CBF. Internamente, o Alvinegro vê seu atacante com grandes possibilidades de virar bode expiatório no STJD, com punição exemplar. Assim, criaria um temor em outros atletas e evitaria nova manifestações de jogadores contra a entidade.

"Não quero falar sobre punição. Eu me conheço e, se começar a falar sobre isso, vou falar um monte de m... Eu não posso desabafar? É proibido eu dar minha opinião? Eu vivo isso diariamente, o futebol existe por causa dos jogadores e se nós não podemos participar dessa discussão está tudo errado mesmo. O jogador de futebol está acostumado a ouvir comentários de que é burro, que é ignorante. O "Vim aqui para conquistar os três pontos, se Deus quiser"… É uma p… ignorância pensar isso", disse Sheik durante coletiva de imprensa.

O julgamento de Sheik ainda não tem uma data definida. Inicialmente, ele desfalca o Botafogo contra o Criciúma neste sábado, em Santa Catarina. Se uma nova pena não for definida antes de quinta-feira, o atacante terá condições legais de reforçar o Alvinegro contra o Goiás, no Maracanã.

FOTO: UOL

Últimas do seu time