O primeiro jogo a ser negociado para uma outra praça foi o clássico contra o Fluminense

O primeiro jogo a ser negociado para uma outra praça foi o clássico contra o Fluminense

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

A campanha no Campeonato Brasileiro é irregular, mas o Botafogo pode se orgulhar do seu desempenho como mandante nas primeiras dezoito rodadas. Prova disso é que Cruzeiro e Botafogo são os únicos times que estão invictos dentro de suas casas – o líder tem 92,6% de aproveitamento, contra 75% dos cariocas. O problema é que a diretoria de General Severiano ignora esse feito e está 'vendendo' seus mandos de campo.

O primeiro jogo a ser negociado para uma outra praça foi o clássico contra o Fluminense. O Botafogo decidiu tirá-lo do Maracanã e leva-lo para o estádio Mané Garrincha, em Brasília. A partida teve bom público e o Alvinegro faturou quase R$ 600 mil – além do triunfo dentro das quatro linhas.

A prática agradou e o Botafogo vai repetir a dose. O jogo contra o São Paulo, no dia 10, pela 20ª rodada, também será disputado em Brasília. A verba desse confronto será utilizada para pagar salários atrasados de membros da comissão técnica, sem receber há quatro meses.

Outros dois jogos devem ir pelo mesmo caminho. A partida contra o Corinthians e o clássico diante do Flamengo. O Botafogo está aberto à propostas, não necessariamente no Mané Garrincha. Em grave crise financeira, o dinheiro serviria para ajudar a pagar dívidas com atletas e comissão técnica.

Por outro lado, o Botafogo se vê em um dilema. Apesar da vitória sobre o Fluminense, jogar fora do Maracanã e, consequentemente, longe de sua torcida pode representar problemas técnicos. O técnico Vagner Mancini deixa claro que o Alvinegro precisa manter sua força em casa, mas também fora dela.

"O Botafogo gosta de jogar no Rio, porque tem o apoio do torcedor, mas tem momentos em que precisa se curvar diante de situações incômodas, como a financeira. É uma pena jogar fora do Rio, porque estamos readquirindo a confiança da torcida. A vitória é fruto do que acontece na atmosfera do estádio. Não se ganha só porque se joga bem ou melhor do que adversário. É preciso construir o ambiente ao longo da semana. O Botafogo é forte nos seus domínios e precisa ser também fora de casa", disse o treinador após vitória sobre o Santos no último domingo.

Porém, os números mostram que o Botafogo precisa melhorar e muito como visitante. Até o momento foram dez partidas fora de seus domínios e apenas uma vitória, um empate e oito derrotas. Isso representa um aproveitamento de 13,3% dos pontos disputados.

Foto: UOL

Últimas do seu time