O código disciplinar da Fifa diz que na primeiro ato racista, o time recebe apenas um aviso

O código disciplinar da Fifa diz que na primeiro ato racista, o time recebe apenas um aviso

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, disse que as punições para os casos de racismo no futebol deveriam ser diferentes. Para ele, fechar portões ou proibir o público de assistir a um jogo é uma medida "indevidamente excessiva". Ele considera que os clubes devem ser penalizados no âmbito esportivo, como a perda de pontos na tabela.

"Jogos com portões fechados estão inclusos também no código da Fifa, mas eu acho que essa penalidade é indevidamente excessiva como um instrumento muito duvidosa. Eles representam uma punição coletiva desproporcional. Além disso, ela acaba excluindo torcedores inocentes", explicou em entrevista divulgada pelo portal britânico The Guardian.

"Jogos assim prejudicam o próprio futebol. Os causadores do problema que precisam ser punidos. Está claro para mim que os clubes são responsável pelos hooligans", continuou o mandatário máximo da Fifa.

Por fim, ele deu a sua solução para o problema: "Na minha mente, só existe uma saída: sanções esportivas são efetivas. Tem que fazer os clubes se machucarem de verdade. Caso contrário nada vai mudar".

O código disciplinar da Fifa diz que na primeiro ato racista, o time recebe apenas um aviso. Depois disso, a punição é mais severa e vai desde jogar em estádio com portões fechados, perda de pontos na tabela, e até a expulsão de competições.

FOTO: UOL

Últimas do seu time