O grito estava preso na garganta, afinal de contas fazia três anos que o tenista brasileiro Thomaz Bellucci conquistara seu último título da ATP.


E sua vitória aconteceu exatamente na Suíça, terra de Roger Federer, uma lenda viva e atual do tênis.

Deu um pequeno susto no primeiro set,mas foi soberano durante todo o jogo. No final, uma bela vitória sobre o português Joao Souza, por 2-0.


Sua última taça em torneios da ATP veio também da Suíça, em Gstaad, onde venceu por duas vezes. A outra vitória foi no Chile.


O triunfo de Bellucci ocorre em um momento especial de sua carreira, na sua retomada, na volta por cima. Ele teve dois anos anteriores com muitos altos e baixos, mais baixos que altos. As contusões atrapalharam sim, mas a instabilidade emocional foi determinante para boa parte de seus insucessos.


Bellucci fez uma ótima Davis aqui em São Paulo contra os espanhóis, mas foi mal na Argentina, onde poderia ter dado o ponto final para o Brasil. Não venceu nenhum jogo lá.
O trabalho de recuperação pós Davis é nítido e digno de elogios, pois a mudança de comportamento do brasileiro é percebida por todos aqueles que acompanham sua trajetória.


Foco e concentração tem sido a sua tônica, e paralelo a isso tudo a sua competência técnica. Quem acompanha Bellucci sabe, que isso ele tem de sobra, às vezes é até meio irresponsável ao esbanjar suas qualidades.
Thomaz Bellucci faturou seu quarto título de ATP em Genebra, e agora segue para a sua estreia em Roland Garros, já na terça feira.

Bellucci agora está entre os 40 melhores tenistas profissionais do mundo, e isso não é pouco, significa muito.


Se mantiver seu jogo, passará pelo australiano Marinko Matosevic, adversário que ele tem plenas condições de vencer.


Um “novo” Bellucci pode estar surgindo, azar dos adversários, sorte do Brasil.
Parabéns Bellucci!

Gustavo Alves dos Santos - nosesportes@gmail.com


No twitter: @gustavofarmacia


Foto: UOL

Últimas do seu time