Na entrevista, o ex-piloto disse ter ficado impressionado com Sebastian Vettel em um teste na Indy, que acompanhou de perto

Na entrevista, o ex-piloto disse ter ficado impressionado com Sebastian Vettel em um teste na Indy, que acompanhou de perto

O ex-piloto Mario Haberfeld, campeão britânico de Fórmula Ford e F3, e campeão europeu de Fórmula Renault, com passagem pela Fórmula Indy, é o convidado do Bella Macchina desta semana.

Após o sucesso nas pistas, onde foi contemporâneo de Luciano Burti e Ricardo Maurício na Europa, entre outros, Haberfeld hoje está à frente de uma atividade no Pantanal do Mato Grosso do Sul, o Projeto Onçafari, que foi um dos temas abordados na entrevista.

Antes, Haberfeld fez um retrospecto de sua carreira no automobilismo, desde o começo no kart, passando pelo automobilismo na Europa, testes na Fórmula 1 (com carros da Stewart, McLaren, Benetton e Jordan) e os dois anos em que competiu na Fórmula Indy.

"Eu fui sozinho para a Inglaterra, mas dei sorte, porque fui morar em Cambridge, que é um lugar estrategicamente bom na Inglaterra, porque em mais ou menos uma hora de carro você chega em todas as pistas, então você consegue acordar de manhã e treinar. Conheci o Rubinho (Barrichello), o Ricardo Rosset, o Gualtinho (Gualter Salles), o Cristiano da Matta, todos eles, a gente alugou uma casa, dependendo do ano quase todos nessa mesma casa. Mas foi difícil acostumar com o tempo, aquele 'cinza ratinho', como meu pai costuma dizer. Mas o automobilismo lá é muito sério, muito profissional, com os melhores caras de todo o mundo", lembrou Haberfeld.

Casado, com dois filhos, Mario Haberfeld faz "ponte-aérea" de Miami (onde reside) a Mato Grosso do Sul, para cuidar de perto do Projeto Onçafari, que visa a preservação da onça pintada a partir de um trabalho de conscientização junto aos fazendeiros da região, bem como a habituação do animal, valorizando o ecoturismo.

"O grande objetivo do Onçafari é agregar valor aos bichos, e fazer, no nosso caso, que a onça pintada valha mais viva do que morta", ponderou Haberfeld.

Indagado sobre quem considera ser o melhor piloto de Fórmula 1 da atualidade, Haberfeld foi categórico a apontar o alemão Sebastian Vettel, que acompanhou em um treino à época em que corria na Indy, pela equipe Walker.

"Ele ganhou em 2004 o Campeonato Europeu de Fórmula BMW, e como prêmio ele ganhou de teste na Fórmula Indy, na equipe em que eu corria, a Walker. Ele saltou para um carro de 800 cavalos e eu nunca vi, parecia que ele já corria há três anos com aquele tipo de carro. Eu liguei para o meu pai e disse que não sabia se ele iria dar certo, mas foi quem mais me impressionou", disse Haberfeld.

Foto: Kennedy Andrés/Portal TT

ABAIXO, A ENTREVISTA COMPLETA DE MARIO HABERFELD A MARCOS JÚNIOR NO BELLA MACCHINA, COM EDIÇÃO DE LUCAS MICHELETTI

Últimas do seu time