Diogo Moreira, de 12 anos, e Guilherme Brito, de 13, integram a equipe de Alex Barros no SuperBike Brasil

Diogo Moreira, de 12 anos, e Guilherme Brito, de 13, integram a equipe de Alex Barros no SuperBike Brasil

O Bella Macchina, canal de automobilismo do Portal Terceiro Tempo, abre espaço para o motociclismo, trazendo dois jovens pilotos à redação do site de Milto Neves: Diogo Moreira e Guilherme Brito, de 12 e 13 anos, respectivamente, que competem no SuperBike Brasil.

Eles integram o Team Estrella Galicia 0,0, capitaneado por Alex Barros, brasileiro de carreira mais longeva no motociclismo internacional, com sete vitórias no Mundial de Motovelocidade nas 500 cc, que desde 2014 trabalha na formação de pilotos brasileiros. Clique aqui e conheça o site de Alex Barros.

Diogo Moreira, que compete com uma moto de 300 cilindradas, começou no motocross, muito cedo, aos três anos de idade, e um ano depois já participava de provas oficiais.

"Eu comecei com três anos de idade, no motocross. Meu pai já andava. Aos quatro anos eu passei a correr em provas regionais e, com oito, nove anos eu disputei o Brasileiro de Motocross, mas sem andar muito bem, em quinto ou sexto, e aos dez anos eu fui campeão do Arena e do Brasileiro.  Aos 11 anos o Alex (Barros) me viu em uma corrida do Arena Cross e me chamou para fazer um teste no asfalto, e eu gostei bastante, foi na Aldeia da Serra, um kartódromo, eu andei com uma moto de 250 cilindradas e aí eu entrei na equipe", comentou Diogo, que também falou do seu processo de adaptação das provas na terra para as do asfalto.

Guilherme Brito também começou no motocross. Atualmente está nas 500 cc, e teve como mais recente resultado uma vitória em Interlagos, na segunda etapa da Super Bike Brasil, disputada no dia 22 de maio, após largar na segunda colocação.

"O fim de semana estava sendo um pouco difícil, foi minha primeira vez na chuva com essa moto, eu estava me adaptando e como eu vinha de um `tombo´na etapa passada (em Interlagos, na curva do Pinheirinho), eu ainda estava com receio, mas no último treino eu fiz jogo de equipe com meu companheiro, o José Duarte e acabou que ele ficou com a pole e eu larguei em segundo; Na corrida eu tive um pouco de dificuldade no começo, fiz a primeira volta em segundo lugar e depois caí para quarto, fiquei a maior parte da corrida em quarto. Faltando duas voltas para o final, eu estava a mais ou menos meio segundo do líder e aí eu pensei que era tudo ou nada", resumiu Brito, que acabou terminando a prova com 0s035 de vantagem para o segundo colocado, Arthur Costa.

Ambos competem com motos da Honda, e pretendem se estabelecer na Europa no próximo ano, mais precisamente na Espanha, em busca do sonho de um dia disputarem a MotoGP, a Fórmula 1 do motociclismo.

No SuperBike Brasil, Diogo Moreira é o více-lider e Guilherme Brito é o quarto colocado, restando sete etapas para o término do certame. A próxima disputa será em Interlagos, no dia 12 de junho.

ABAIXO, A ENTREVISTA COMPLETA DE DIOGO MOREIRA E GUILHERME BRITO A MARCOS JÚNIOR NO BELLA MACCHINA, COM EDIÇÃO DE LUCAS MICHELETTI:

 

ETAPAS RESTANTES DO SUPERBIKE BRASIL:

3ª 12/06 - Interlagos
4ª 17/07 - Interlagos
5ª 21/08 - Interlagos
6ª 25/09 - Curvelo-MG
7ª 23/10 - Londrina-PR ou Santa Cruz do Sul-RS
8ª 13/11 - Goiânia-GO
9ª 11/12 - Curvelo-MG

Diogo Moreira com sua Honda CBR 300 na segunda etapa da SuperBike Brasil, em Interlagos. O jovem de 12 anos terminou em quarto lugar. Foto: Sampafotos

 

Vencedor da segunda etapa do SuperBike Brasil, em Interlagos, Guilherme Brito, de 13 anos, faz uma pose a bordo de sua CBR 500R. Foto: Sampafotos

 

Guilherme Brito, Marcos Júnior Micheletti e Diogo Moreira na antessala da redação do Portal Terceiro Tempo, minutos antes da gravação do Bella Macchina. Foto: Thiago Tufano/Portal TT

Últimas do seu time