Piloto já participou de 14 edições do Rally dos Sertões. Ela é a única brasileira a conquistar um campeonato de rali

Piloto já participou de 14 edições do Rally dos Sertões. Ela é a única brasileira a conquistar um campeonato de rali

O Bella Macchina, canal de automobilismo do Portal Terceiro Tempo, traz nesta edição uma entrevista com a piloto Helena Deyama, uma das mais experientes brasileiras no off-road, com 14 participações no Rally dos Sertões, onde foi vice-campeã na categoria Super Production, em 2011.

A "Japonesa Voadora", como é carinhosamente conhecida, conquistou em 2005 o maior título de sua carreira, iniciada em 1999, quando venceu o Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country na categoria Super Production, primeiro e único de uma mulher na história do automobiismo, nacional e internacional.

Após competir com carros até 2013, a piloto natural de São Paulo está desde o ano passado participando de provas na categoria UTV, com o Polaris XP 1000.

"O UTV me impressionou muito, primeiro pela suspensão. O Polaris XP 1000, que é o carro com o qual eu estou competindo neste ano, tem 1000 cilindradas, 110 cavalos e 600 quilos, então a relação peso/potência dele é excelente, com câmbio CVT, que possibilita uma pilotagem muito divertida", explicou Helena, que participou neste mês 8º Rally da Ilha (na cidade de Ilha Comprida, litoral de São Paulo), e terminou na quinta colocação em sua categoria, a Super Production, com o Polaris XP 1000 da equipe Luart Rally/Brasil Off Road.

A prova fez parte do Campeonato Brasileiro de Ralyy Baja. A próxima etapa está marcada para os dias 13 e 14 de junho, dias em que aconte o Rally Cuesta Off Road, em Botucatu-SP.

Foto: Thiago Tufano Silva/Portal TT

ABAIXO, A ENTREVISTA COMPLETA DE HELENA DEYAMA A MARCOS JÚNIOR NO BELLA MACCHINA. PRODUÇÃO E EDIÇÃO DE LUCAS MICHELETTI

Helena Deyama, fazendo jus à fama de "Japonesa Voadora". Divulgação

Últimas do seu time