O ex-volante foi peça fundamental para várias conquistas do Internacional, mas não levantou um título com o Grêmio

O ex-volante foi peça fundamental para várias conquistas do Internacional, mas não levantou um título com o Grêmio

No dia 8 de março de 1955, nascia em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, um dos maiores volantes que vestiu a camisa da Seleção Brasileira. Ídolo de colorados e gremistas, João Batista da Silva, o Batista, brilhou nas duas principais equipes do Sul e também em São Paulo, quando defendeu o Palmeiras.

O volante foi peça fundamental para várias conquistas do Internacional, dentre elas, os Campeonatos Brasileiros de 1976 e 79 e os Gaúchos de 1976 e 1978. Ao lado de Paulo Roberto Falcão e Jair, o "Príncipe", Batista formou um dos melhores meio-campo da história do clube.

Contudo, após um desentendimento em 1981 com dirigentes ocasionou a transferência de Batista para o rival Grêmio. Na época do ocorrido, ele era uma das estrelas do Inter. Não trouxe troféus para o Olímpico, mas conquistou muitos fãs tricolores.

Ao sair do Grêmio, Batista passou por Palmeiras em 1983, Lazio e Avellino, da Itália em 1983 a 1985, Belenenses, de Portugal de 1985 a 1987 e Avaí-SC em 1988, encerrando a carreira no clube catarinense em 1989. Pelo Brasil, somou 47 jogos com 31 vitórias, 13 empates e três derrotas.

Um detalhe fez com que a carreira de Batista tomasse novos rumos. Assim como ele, diversos jogadores compartilham ou já compartilharam da mesma experiêcnia: trocar seu atual clube, pelo arquirrival. E você pode conhecer toda a história de Batista na seção "Que Fim Levou?" clicando aqui.

Abaixo, confira a lista dos atletas que já defenderam o Internacional e o Grêmio:

Anos 1930 — Castilho (do Grêmio para o Inter).

Anos 1940 — Julio Petersen, Tábua e Castrinho (do Inter para o Grêmio). Russinho (do Grêmio para o Inter).

Oswaldo Brandão - Oswaldo Brandão, um dos treinadores mais famosos do futebol brasileiro, fez sucesso dirigindo grandes equipes. Colecionou títulos pelo trio de ferro paulista: Corinthians, Palmeiras e São Paulo. Como jogador, defendeu o Inter e depois o Grêmio.

 

 

 

 

Anos 50 — Tesourinha, Ivo Diogo e Mujica (do Inter para o Grêmio). Sérgio (do Grêmio para o Inter).

Anos 60 — Sérgio Lopes, Ari Ercílio, Gaspar e Sérgio Moacir (do Inter para o Grêmio). Elton (do Grêmio para o Inter).

Anos 70 — Carbone, Vítor Hugo e Luís Fernando Gaúcho (do Inter para o Grêmio). Volmir Maçaroca, Jorge Tabajara, Gasperin e Chico Spina (do Grêmio para o Inter).

Manga - chegou a disputar a Copa do Mundo de 1966. Ele entrou no lugar de Gilmar dos Santos Neves na partida contra Portugal e não foi feliz. Mas a carreira de Manga não pode ser lembrada apenas pela infelicidade daquele jogo. Defendeu o Inter e depois o Grêmio.

 

 

 

 

Anos 80 — Batista, Tonho, Kita, Cláudio Freitas e Jandir (do Inter para o Grêmio). Jésum, Geraldão, Casemiro, Luís Carlos Martins, Paulo César Magalhães, Tita, Vilson Tadei, Heleno, Almir e João Antônio (do Grêmio para o Inter).

Mário Sérgio - foi campeão brasileiro na conquista invicta do Internacional em 1979, jogando ao lado de Falcão, Batista e Jair, entre outros. Mais tarde, em 1983, defendeu o Grêmio.

 

 

 

 

 

Bonamigo - foi diversas vezes campeão gaúcho pelo Tricolor, atuando ao lado de jogadores como Cuca (hoje também técnico), China, Paulo Egídio, Alfinete, Mazaropi, Luís Eduardo, entre outros. No final dos anos 80, Bonamigo teve rápida passagem pelo Internacional.

 

 

 

 

Anos 90 — Norberto, Adilson, Zé Alcino, Nílson, Maurício, Ademir Maria, Chiquinho, Alexandre Xoxó, Jairo Lenzi e Adílson (do Inter para o Grêmio). Lima, Arilson, Almir, Washington e Mabília (do Grêmio para o Inter).

Luís Carlos Winck - embora não tenha tido chance de participar de nenhuma Copa do Mundo, Winck foi um dos grandes jogadores de sua posição nos anos 80. Ex-lateral-direito do Inter, foi campeão do Campeonato Gaúcho de 1981, 1982, 1983, 1984 e 1991. Mais tarde, faria a alegria do rival Grêmio, levantando a taça de 1993.

 

 

 

Mauro Galvão - começou a carreira no Internacional e com apenas 18 anos ajudou o Colorado a conquistar o Brasileirão de 79. E depois de seis anos na Europa, Mauro Galvão retornou ao futebol brasileiro e realizou um sonho de infância: vestiu a camisa do Grêmio. Pelo Tricolor gaúcho, Mauro Galvão foi campeão brasileiro de 1996 e da Copa do Brasil de 97.

 

 

 

Branco - foi herói na campanha do tetra em 94, ao marcar, de falta, o gol da vitória sobre a Holanda, nas quartas-de-final. O Brasil venceu aquele dramático jogo por 3 a 2. Depois, o time de Parreira passaria pela Suécia e pela Itália, nos pênaltis. O ex-lateral passou pelo Inter e depois pelo Grêmio.

 

 

 

 

Cuca - como jogador, além do Grêmio, atuou também no futebol espanhol, Internacional de Porto Alegre, Palmeiras, Santos (atuou ao lado do ponta-direita Almir e dos atacantes Guga e Paulinho McLaren), Portuguesa, Remo, Juventus da Mooca, entre outras equipes.

 

 

 

 

Carlos Miguel - começou a carreira nas categorias de base do Grêmio. Ele fez parte da equipe vice-campeã da Taça São paulo de Juniores. O Grêmio, que tinha no gol Danrlei, foi derrotado pela Portuguesa, do saudoso meia Dener. Mais tarde, defendeu as cores do Internacional.

 

 

 

 

Caio Júnior - entre 1985 e 1987, Caio Júnior atuou no Grêmio, onde sagrou-se tri-campeão gaúcho. Também foi o artilheiro do Campeonato Gaúcho, com 15 gols, em 1985. Depois que retornou para o Brasil, em 1994, conquistou mais um título gaúcho, desta vez, pelo Internacional.

 

 

 

 

Anos 2000 — Fábio Pinto, Hidalgo, Labarthe, Saraiva e Gavillán (do Inter para o Grêmio). Bustos, Everton, Rubens Cardoso e Bolívar (do Grêmio para o Inter).

Christian - Christian iniciou sua carreira nas categorias de base do Internacional. Em 1997 ajudou a desacreditada equipe do Inter a conquistar o Campeonato Gaúcho, e ainda, no Brasileirão daquele ano, marcou 23 gols, sendo o maior artilheiro colorado em uma única edição da competição nacional. Em 2003, defendeu o Grêmio.

 

 

 

Tinga - iniciou sua carreira nas categorias de base de Grêmio, em 1994. Se profissionalizou em 1997, sendo peça fundamental no time tricolor. No início de 2005, retornou para o futebol brasileiro. Contudo, para jogar no rival do clube onde despontara, o Internacional.

 

 

 

 

Anos 2010 — Sorondo, Fábio Rochemback e Giuliano (do Inter para o Grêmio). Rodrigo, Réver, Paulão e Anderson (do Grêmio para o Inter).

Dida - o Grêmio anunciou a contratação de Dida para ser o reserva, mas por decisão do técnico Vanderlei Luxemburgo, o goleiro acabou sendo escolhido como titular para a disputa da Libertadores 2013. Após não renovar contrato com o Tricolor, no mesmo mês Dida assinou contrato com o rival Internacional.

 

 

 

Fotos: Portal TT

Últimas do seu time